Benjamim Oliveira Júnior


Correspondente



JANAÚBA – A acessibilidade à informação e orientação sobre sexo e doenças têm sido facilitadas para os jovens das comunidades rurais de Janaúba. Através de apelos dos moradores, o Senar – Serviço nacional de aprendizagem rural realizou dois cursos específicos no distrito de Vila Nova dos Poções, distante 20 quilômetros desta cidade.



Pelo menos 40 pessoas, na faixa etária de 14 a 21 anos, foram orientadas sobre saúde reprodutiva e higiene. Ministrados por Marilza Menegaz Pereira da Silva, os cursos enfocaram a importância dos jovens de se prevenirem contra doenças sexualmente transmissíveis e ainda métodos para evitar gravidez e a convivência diante de uma gestação não planejada.



VENCER A TIMIDEZ 



Para a educadora Magali Barbosa, chefe de creche em Vila Nova dos Poções e idealizadora dos cursos, a orientação foi fundamental para transpor o obstáculo da timidez e do conservadorismo, imposto pelas gerações paternas, que, às vezes, predomina na juventude quanto ao fácil acesso às informações sobre sexualidade.



- A população, principalmente as dos bairros periféricos e povoados, necessita de uma intensa e qualificada instrução quanto à melhoria da condição de vida. E o nosso objetivo é ser o facilitador nesse caso – diz Alfredo Barbosa, coordenador do Senar em Janaúba.


Segundo ele, há uma diversidade de cursos no Senar e também uma demanda de pedidos por esses cursos.