O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Prefeitura de Porteirinha realizam, na próxima quarta-feira (18), às 8h, o I Seminário de Empreendedorismo Rural de Porteirinha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site Sympla. O evento debaterá oportunidades e potencialidades da agricultura familiar. 

O município se destaca na agricultura familiar com a produção de queijos, mel, doce, frango, dentre outros produtos que movimentam a economia da cidade.

Para atender a esse público, o Sebrae Minas, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Porteirinha (Aciport), promove o seminário, com o tema “O Protagonismo que Transforma Pessoas e Comunidades”. O evento abordará experiências de sucesso, oportunidades e o potencial econômico da agricultura familiar. 

Outro tema importante a ser debatido é a previdência rural, com esclarecimentos sobre as regras para aposentadoria dos trabalhadores rurais. 

A expectativa é a de que cerca de 800 produtores participem do evento para trocar experiências, conhecer mais sobre o empreendedorismo rural, se inspirar e promover o desenvolvimento sustentável em suas propriedades.

O analista do Sebrae Minas Jadilson Borges destaca que o seminário é um marco para o município e a região. 

“Mais de 50% do território está no meio rural e grande parte da geração de renda vem da agricultura familiar. Por isso, o Sebrae, com todos os parceiros, busca alternativas e incentivos para que o agricultor trabalhe com foco no empreendedorismo e gere valor para o seu território”, enfatiza o especialista.