A Prefeitura de Salinas, em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), está montando uma estrutura para abrigar um hospital de campanha que irá ajudar no atendimento a vítimas da Covid-19. A unidade irá funcionar no atual hospital veterinário do IFNMG, que está sendo adaptado para receber a demanda.

Serão disponibilizados 80 leitos, um reforço importante para a saúde pública no Norte de Minas. De acordo com o boletim epidemiológico municipal, Salinas ainda não tem casos confirmados de vítimas do coronavírus. Mas os órgãos de saúde da cidade estão se preparando para atender pacientes que pelo menos apresentarem algum dos sintomas da doença.

Atualmente, 153 casos estão sendo monitorados e 27 são considerados suspeitos. Uma morte é investigada. Segundo a Secretaria de Saúde de Salinas, as adaptações estão sendo feitas com recursos próprios da prefeitura e com doações da população.

Além da estrutura física, o IFNMG doou o material que será utilizado na fabricação dos leitos. “Estamos providenciando os materiais que serão utilizados como colchões, roupas de cama e suporte para soro. Vamos preparar toda a estrutura e, depois, solicitar ao Estado a habilitação como hospital de campanha para recebermos recursos do governo”, afirma a secretária de Saúde, Marlúcia de Fátima Maia.

Atualmente, o Hospital Municipal de Salinas conta com cinco leitos com estrutura de UTI preparados para receber pacientes em estado grave de Covid-19.

A nova unidade hospitalar está prevista para ser inaugurada no fim deste mês. O município aguarda o envio de equipamentos do Estado para aumentar o número de leitos com UTI.
 
MAIS UM CASO
O Norte de Minas tem mais um caso confirmado de Covid-19. Trata-se de um morador de Pirapora. O município soma, então, dois casos testados positivo para a doença.

Na região há casos confirmados em Montes Claros, Janaúba, Pirapora e Espinosa.

Em Montes Claros, o município notificou 965 casos e 267 estão sendo investigados. Vinte e quatro pacientes aguardam resultado de exames e nove pessoas estavam internadas nesta segunda-feira. Há confirmação de uma morte.  
 
MINAS
Subiu para 23 o número de mortes confirmadas por Covid-19 em Minas. O boletim epidemiológico publicado na manhã desta segunda-feira (13) traz a confirmação de mais três óbitos em relação ao levantamento feito na data anterior. Outros 64 estão sob investigação e 207 foram descartados.

Até o momento, Minas Gerais tem 815 casos confirmados e mais de 60 mil notificações pendentes de resultados. O documento informa ainda que houve um aumento de 314% no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em comparação ao mesmo período em 2019. 

Segundo a Secretaria de Saúde de Salinas, as adaptações para montagem do hospital estão sendo feitas com recursos próprios da prefeitura e com doações da população