Em solenidade de entrega de um microônibus, de equipamentos e de novos exemplares para a biblioteca para o campus da Unimontes em Janaúba, o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, Paulo César Gonçalves de Almeida disse:



- A comunidade gorutubana, de um modo geral, ainda não se deu conta da importância de um campus de uma universidade pública, mesmo porque estão sendo proporcionados benefícios incomensuráveis, não apenas para Janaúba, mas para toda a microrregião da Serra Geral, além do fato de representar, efetivamente, agente de transformação social e econômica.



O reitor conclama as lideranças comunitárias e empresariais a participarem mais efetivamente do processo de consolidação do campus de Janaúba até para permitir a implantação de novos cursos e as atividades nele desenvolvidas.



A entrega desses equipamentos, segundo ele, contempla demandas da comunidade acadêmica ligada aos cursos regulares de graduação de Agronomia, Normal Superior e Pedagogia oferecidos naquele município. 



Justificando o apelo feito à comunidade regional, o professor Paulo César de Almeida lembrou o fato de o campus de Janaúba abrigar um dos melhores cursos de Agronomia do Brasil, conforme avaliação do ministério da Educação, estando sendo realizadas importantes pesquisas para o crescimento e melhoria da produção agrícola e pecuária.



Disse ser indispensável enaltecer, ainda, a participação importante no processo de formação de recursos humanos, incluída a de professores, através dos cursos Normal Superior e Pedagogia, para os sistemas estadual e municipal. 



Do evento realizado na sede do campus, participaram a vice-reitora Tânia Marta Maia Fialho e outros dirigentes da Unimontes, além do deputado federal Márcio Reinaldo - PP, da secretária municipal de Obras Ivana Ferreira, bem como de servidores docentes e técnico-administrativos e de acadêmicos vinculados ao campus.



Para o chefe do departamento de Ciências Agrárias – vinculado ao CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Marlon Cristian Toledo Pereira, devem ser destacados o crescimento do campus de Janaúba e o apoio que vem sendo dispensado pela reitoria.



Foram vistoriadas, também, as obras de construção do laboratório de solos e sementes e de duas salas de aula para os cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu (mestrado), em fase de implantação no campus de Janaúba. Com investimentos da ordem de R$ 90 mil, as obras estão sendo executadas em parceria com a Fadenor, contando ainda com o apoio do governador Aécio Neves e da secretária Elbe Brandão.



O campus da Unimontes em Janaúba foi inaugurado oficialmente em dezembro de 2005, com a primeira turma do curso de Agronomia iniciando suas aulas em julho de 1996. Atualmente, estão sendo oferecidos os cursos regulares de graduação de Agronomia, Normal Superior e Pedagogia, com o total de 313 alunos matriculados.






Paulo César Almeida discursa na solenidade de entrega de equipamentos



COLAÇÃO DE GRAU



Na noite de sexta-feira, no Centro Cultural Marly Sarney, com a presença da secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão - PSDB e de outras autoridades e lideranças municipais e regionais, Paulo César Almeida presidiu, juntamente com a vice-reitora



Tânia Marta, a solenidade de colação de grau dos acadêmicos dos cursos de Agronomia (16) e Normal Superior (32).



Para a secretária Elbe Brandão, homenageada como madrinha dos graduados em Agronomia e Normal Superior, nesses dez anos de existência do campus Unimontes em Janaúba está sendo concretizado um sonho, graças ao trabalho de toda a equipe da universidade.