Projeto Formiguinhas leva idosos de Glaucilândia para a rua

Jornal O Norte
09/02/2006 às 11:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:29

Alexsandro Mesquita


Correspondente

GLAUCILÂNDIA - Iniciada na última segunda-feira, 06, a caminhada do projeto Formiguinhas está mudando a rotina de muitas pessoas desta comunidade. Com o objetivo de proporcionar melhoria na saúde e na qualidade de vida, o trabalho também visa a participação e integração dos idosos nas atividades do município.

Segundo informa a enfermeira do PSF – Programa de saúde de família, Fátima Barroso, a equipe conta com a supervisão de uma professora de educação física e todos os participantes passam por uma série de exames antes de começar os exercícios. Por exemplo, conferem a pressão antes e depois da caminhada. E, além disso, os agentes de saúde acompanham os pacientes por regiões e sabem o problema de cada um.

FALTAVA ATIVIDADE

De acordo com Pollianna Mesquita Ferreira, graduada em educação física pela Funorte e já com experiência em trabalhos preventivos, como a prestação de serviços pelo Sesi de Montes Claros, faltava justamente uma atividade como esta, porque havia um déficit muito grande para esse público nesta localidade.

- Tudo aqui é voltado para os jovens. Achei excelente a idéia e, pelo que sabemos, o objetivo é ampliar cada vez mais o trabalho, que seria só para os idosos, voltado para a 3ª idade, mas abriu para outras idades - diz a profissional.

Para dona Ana Dias de Souza, que vai completar 66 anos e participou da caminhada pela primeira vez ontem, quarta-feira, tudo é uma maravilha:

- Eu penso que, se ficar parada dentro de casa, a gente fica enferrujada. É bom fazer essa viagem porque ajuda a ter mais disposição. Eu também faço fisioterapia, devido a uma dor nas costas. Se sentava ou deitava, doía e só andava com ela inchada. Depois de ter começado a fazer fisioterapia, estou bem melhor, o inchaço acabou.

FORA DE CASA

Ela diz estar com depressão e, por isso, é bom ter o que fazer fora de casa. Já dona Said de Quadros Carvalho, salienta a importância do PSF Formiguinhas. Ela tem problemas de pressão alta e toma medicamentos todos os dias, mas enfatiza que deve haver o acompanhamento de um profissional de educação física todos os dias para orientar os exercícios.

- O projeto é muito bom, é ótimo, não sei se vai pra frente, porque começaram aqui uma vez um trabalho igual a este e acabou. Têm muitas pessoas que estão com as juntas duras, mas eu ando todos os dias. Agora, tem que continuar do jeito que começou. Eu mesma estou convidando mais gente a participar.

O ponto de encontro acontece às 7h da manhã, na Praça Gasparino Maia, onde funciona o PSF. Depois da caminhada, segundo ainda, Fátima Barroso, há um café comunitário, no qual os profissionais passam dicas e informações sobre alimentação e medicação durante o bate-papo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por