Programa beneficia 600 famílias

Da Redação
22/01/2019 às 07:58.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:09
 (Emater/Divulgação)

(Emater/Divulgação)

O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, que integra o Plano Brasil Sem Miséria executado em Minas Gerais pela Emater, beneficiará este ano 600 famílias da região Norte e dos Vales Jequitinhonha e Mucuri.

As famílias ainda serão selecionadas. A Emater, em parceria dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), tem a função de identificar os agricultores e cadastrá-los. Em seguida é feito diagnóstico socioeco-nômico e a elaboração de um projeto de estruturação produtiva.

Para serem beneficiadas, as famílias devem estar inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ter renda per capita até R$ 89 mensais e apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

“Se houver enquadramento e o projeto for aprovado, as famílias estão aptas a receber o fomento no valor de R$ 2.400. Daí elas passam a receber toda a orientação técnica da Emater para implementar o projeto”, diz o coordenador técnico estadual, Thiago Carvalho Alves de Araújo.

A família de dona Gerosina Soares, em São João do Paraíso, foi uma das beneficiadas. O dinheiro que ela recebeu ajudou a ampliar a lavoura de cana-de-açúcar e a produção de rapadura. “Não tinha condições de comprar adubo e preparar o terreno. Fiz isso com ajuda do programa e consegui melhorar a qualidade da lavoura”, conta a produtora.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por