Preservação cultural de Irapé dá prêmio à Cemig

Jornal O Norte
08/12/2005 às 11:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

Arkadi Menezes Popoff


Colaboração para O Norte 

A Cemig recebeu no Iate Clube do Rio de Janeiro o prêmio Coge, na categoria Ações ambientais. A premiação foi para o programa de preservação do patrimônio cultural da área de influência da usina hidrelétrica de Irapé.

Iniciado em 2002, no começo da construção da usina de Irapé, o programa é uma parceria entre a Cemig e o Ephan - Instituto do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu foco é a preservação das manifestações, restauração e resguardo dos bens culturais das comunidades do entorno da barragem, no Vale do Jequitinhonha.

Dessa maneira, as principais ações do programa são: construção de maquetes das fazendas e povoados mais importantes da região, criação de vídeos sobre as culturas locais, registro fotográfico e em vídeo das famílias realocadas, criação de um mapa cultural da região inundada, de um banco de dados com todo o inventário cultural local e de dois centros de referência e memória. Além disso, foram feitos um registro do patrimônio edificado e a restauração da capela de Nosso Senhor do Bem Jesus de Peixe Cru e de seu crucifixo.

O analista ambiental da Cemig, Wilson Roberto Grossi, ressalta que o programa foi 100% proposto pela empresa, com a preocupação voltada para o patrimônio cultural do povo do Jequitinhonha.

- O Prêmio Coge é uma compreensão da importância do projeto e um reconhecimento ao trabalho desenvolvido - diz.

A USINA DE IRAPÉ

A usina hidrelétrica de Irapé terá capacidade de gerar 360 mw, o que corresponde à energia necessária para abastecer três cidades do porte de Montes Claros, ou um milhão de pessoas. O seu lago ocupará 137,16 km² em áreas de sete municípios e terá um volume de água de cerca de 10 bilhões de m3.

Com a obtenção da licença de operação da usina, a previsão é de que a primeira máquina da hidrelétrica comece a funcionar no primeiro semestre de 2006, e as outras duas, nos seis meses seguintes.

O PRÊMIO COGE

A Fundação Coge é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, voltada para a pesquisa, estudo e o aperfeiçoamento dos métodos, processos e rotinas adotados pelas empresas do setor elétrico brasileiro e outras empresas ou entidades. O prêmio existe desde 2001 e, neste ano, contou com a participação de 68 projetos, de 26 empresas, divididos em cinco categorias.

Na solenidade de entrega do prêmio estiveram presentes os diretores da Cemig Celso Ferreira, Heleni de Mello Fonseca, da coordenadora executiva de Irapé, Mônica Neves Cordeiro, do gerente de avaliação e licenciamento ambiental Ênio Fonseca, e membros da equipe responsável pela implantação do programa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por