Prefeitura de Pirapora faz demolição de hospital

Jornal O Norte
02/01/2006 às 11:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:27

Tiago Severino


Correspondente

Na terça-feira 27/12, o departamento de Obras da prefeitura de Pirapora realizou a demolição da ala sul do hospital municipal Moises Magalhães Freire. Ela foi condenada após o surgimento de rachaduras e infiltrações provocadas pela chuva que caiu na madrugada do dia 27/11. Já foram viabilizados recursos de R$ 4,5 milhões para a reconstrução.

A parte demolida corresponde a 50% do prédio. Os pacientes foram remanejados para outras alas. A secretaria municipal de Saúde firmará um convênio com um dos hospitais particulares da cidade para que sejam disponibilizados 36 leitos para o município. Os atuais pacientes foram remanejados para outras alas e para o anexo ainda não inaugurado.

Na ala que foi demolida funcionava a pediatria, enfermagem, cozinha e a internação.

NOVO PRÉDIO

A construção do novo prédio começará nos próximos dias. A expectativa da prefeitura é realizar a obra em seis meses. O novo prédio do hospital terá capacidade para 80 pacientes - 48 a mais.

- Nós iremos construir um hospital maior, com mais leitos e capaz de atender a cidade - afirma o prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga (PFL).

Warmillon também diz que a cidade conseguiu do ministério da Saúde o recurso para a implantação de uma farmácia básica que faz a venda de medicamentos mais baratos e é destinado a cidades com mais de 100 mil habitantes. A população de Pirapora soma mais de 50 mil moradores. A prefeitura alegou, ainda, que circulam mensalmente no município mais de 150 mil pessoas da microrregião.

Além do prédio, o Saae (Serviço autônomo de água e esgoto de Pirapora), empresa que abastece a cidade, conclui a construção da estação de tratamento de esgoto do hospital. A obra teve custo de R$ 170 mil, dinheiro do próprio município.

TRATAMENTO

Segundo Emerson Maurício, técnico químico do Saae, a estação é capaz de tratar os esgotos bons (orgânico, como fezes e urina) e ruins (detergentes, sabão, e outros). Emerson diz que a vantagem em ter uma estação própria para o hospital é a diminuição no risco de transmissão de doenças e o cuidado com meio ambiente.

O hospital Moises Magalhães Freire foi inaugurado no dia 15 de junho de 1950. Ele era propriedade do governo federal e fazia parte do programa Sesp (e levava o mesmo nome). Na época, ele prestava serviços de vacinação, internação, controle de endemias e odontologia. Antes da demolição, o hospital contava com 32 leitos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por