Prefeitos se mobilizam por volta de cirurgias eletivas no Norte de Minas

Somente na região são mais de 30 mil procedimentos represados; Amams tem reunião hoje com Estado para tratar do assunto

Christine Antonini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
02/10/2020 às 05:44.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:41
 (Ciete Silvério/A2IMG/Fotos Públicas)

(Ciete Silvério/A2IMG/Fotos Públicas)

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as cirurgias eletivas estão suspensas para garantir a segurança dos pacientes e para não sobrecarregar o sistema de saúde. Porém, a longa espera deixa aflitos aqueles que precisam de algum procedimento que faz muita diferença na vida do paciente. O Norte de Minas tem aproximadamente 30 mil procedimentos represados, segundo levantamento da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).

Para tentar aliviar essa situação e o desconforto de quem está na fila de espera, a associação realiza hoje, às 15h, uma reunião virtual com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para pleitear o retorno destes procedimentos.

Devido ao clamor da população, os prefeitos do Norte de Minas acionaram a Amams para que a instituição possa pressionar o Estado a autorizar a retomada das cirurgias eletivas e exames especializados.

A reunião foi solicitada através do Ministério da Saúde e será transmitida para todo Brasil, servindo de modelo nacional e capacitação dos prefeitos e secretários municipais de saúde. 

Diferente das cirurgias de emergência, que são aquelas em que há risco de vida ou de perda de membro do paciente, as eletivas são pequenos procedimentos como de pele, sistema nervoso, cirurgias de estética (abdominal, prótese mamária ou bariátrica), oftalmológicas, dentre outras.
 
LONGO DESCONFORTO 
Mesmo antes da pandemia, Geralda Costa já aguardava pela cirurgia de varizes. Ela trabalha como cantineira em uma escola da rede estadual e está afastada devido ao problema. “Eu já estava esperando há mais ou menos um ano (contando com os exames e consultas). Agora, para amenizar a dor, estou tomando alguns chás caseiros, pois além de doer, queima muito, principalmente com o calor. Minhas pernas ficam muito inchadas”, pontua a servidora. 
 
RECURSO DA COVID
Também durante a reunião, os prefeitos querem esclarecimento de como aplicar os recursos financeiros para ações em relação ao coronavírus. 

“Os municípios estão recebendo recursos para o enfrentamento da Covid-19, mas sem qualquer orientação de como poderemos aplicá-los. Por isso, os recursos estão parados em conta bancária. Enquanto isso, os prefeitos estão aplicando os recursos do Tesouro Municipal para cobrir as despesas com o enfrentamento da doença”, explica o presidente da Amams, Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiaí. 

Hospital contrata
O Hospital Regional, em Janaúba, está com processo de seleção aberto para contratação temporária de profissionais em diversas áreas. São oferecidas 152 vagas e algumas são para cadastro de reserva.
 
Segundo o edital, os contratados atuarão no atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. Dessa forma, pessoas que integram o grupo de risco não podem participar da seleção.
 
Os candidatos deverão preencher os requisitos para cada uma das funções e entregar os documentos presencialmente no hospital. O prazo segue até às 16h de 6 de outubro.
 
O processo tem validade de um ano e pode ser prorrogado pelo mesmo período.  

As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da instituição. A convocação ocorrerá conforme a necessidade do hospital.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por