Nota 10 ao volante

Conduta exemplar de motoristas mineiros, sem registro de infrações, será reconhecida pelo Detran

Lucas Eduardo Soares
Hoje em Dia - Belo Horizonte
30/10/2018 às 06:08.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:30
 (FLÁVIO TAVARES)

(FLÁVIO TAVARES)

A imprudência de muitos motoristas, a desatenção, a falta de paciência e, não raro, o excesso de fúria contribuem para estatísticas alarmantes no trânsito. Em apenas nove meses, o desrespeito à lei rompeu a barreira de 4 milhões de multas em Minas, média de 617 autuações por hora.

Porém, em meio ao caos diário provocado pelo vaivém dos veículos, alguns condutores mostram ser possível conviver pacificamente nas ruas e avenidas das cidades. Sem histórico de canetadas na carteira de habilitação, eles praticam a gentileza e, de quebra, podem ter a conduta exemplar reconhecida pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

Desde 1960, o órgão incentiva e valoriza as boas práticas por meio do prêmio “Motorista Padrão”, que seleciona profissionais como condutores de ônibus e veículos de carga, taxistas, motociclistas, dentre outros.

“Além de ser um incentivo aos que se destacam, é uma forma de melhorar o tráfego”, diz a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG, Adriana Pires Soares.
 
PRUDÊNCIA
Motorista há duas décadas, Telma Alves dos Passos conduz há nove anos uma carreta. Nunca se envolveu em acidentes e sequer tem multa no prontuário. Inspirada no pai, caminheiro, acorda às 3h30 e, antes das 5h, já está ao volante para trabalhar. Diariamente, ela trafega por rodovias movimentadas e perigosas, como a BR-040, carregando nada menos que 45 toneladas de minério de ferro.

Telma conta que, ao entrar no veículo, faz uma oração e pede proteção não só para ela, mas para todos os motoristas. “Depois, são olhos atentos, mãos firmes na direção e prudência ao executar as manobras”.

Mãe de dois jovens de 17 e 19 anos, a mulher busca, sempre, ser exemplo. “Postura é tudo. No trânsito é preciso muita cautela, pois a gente nunca sabe o que vai acontecer”.

Tanta dedicação já lhe rendeu bons frutos. Em 2017, Telma conquistou o primeiro lugar na categoria “carretas” do prêmio oferecido pelo Detran. “Fico muito feliz”, resume.

Quem também já alcançou posição de destaque na premiação foi o taxista Vanderlei Rodrigues, de 56 anos. Segundo lugar em 2015 e 2016, e primeiro no ano passado, o condutor é mais um que pretende servir como referência. “Nós, motoristas profissionais, precisamos dar bons exemplos a todos os outros”.
 
INSCRIÇÕES
Para participar do prêmio é preciso fazer uma inscrição. O prazo termina na quinta-feira. Podem se cadastrar motoristas com mais de cinco anos de habilitação nas categorias A, B, C, D ou E. O resultado será divulgado em 26 de novembro e os vencedores recebem placas e certificados.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por