Norte de Minas tem a primeira Regional da Defesa Civil

Unidade foi criada para coordenar e unificar ações de gestão de riscos na região

Márcia Vieira
Repórter
03/08/2021 às 09:08.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:35
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

O Norte de Minas vai abrigar a primeira Regional da Defesa Civil do Estado. A unidade foi criada na última semana para coordenar as ações das defesas civis municipais com apoio do órgão estadual. Outras regionais serão criadas em Minas para otimizar o trabalho de atendimento à população. O coronel Wanderlúcio Ferraz, comandante da 11ª Região Militar, assumiu a chefia da Regional.

Além da criação da nova unidade, foi realizada a capacitação dos profissionais das 77 Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil e anunciada a distribuição de 479 kits, com caminhonete, coletes e notebook para serem utilizados nas ações.

Mas, para receber os novos equipamentos, os municípios terão que cumprir 30 requisitos dispostos em edital, como documentação que comprova melhora na atuação e gestão da Defesa Civil no município, lei de criação, portaria e nomeação da coordenadoria municipal, decretos, mapeamento de área de risco, plano de contingência para seca e para chuvas, participação em capacitações, monitoramento de barragens em municípios que as tenha e outros. Será criado um ranking de classificação para selecionar as cidades que irão receber os kits.

De acordo com a tenente-coronel Gracielle Rodrigues, coordenadora adjunta da Cedec-MG, em virtude da pandemia e da necessidade do isolamento social, houve uma suspensão dos encontros presenciais. “Com uma nova abertura, foi possível fazer esse encontro presencial e trazer a palavra do coordenador Estadual de Defesa Civil, que é o coronel Oswaldo, aos presentes”.

Gracielle reforçou a necessidade de união de todos os órgãos para desenvolver na população a cultura de gestão de risco. “Defesa Civil não se faz sozinha e todos os órgãos devem estar engajados para promover ações que possam trazer alento, tranquilidade e socorro. O slogan da Defesa Civil só corrobora essas ações. Defesa Civil somos todos nós”, pontuou.
 
PONTO DE APOIO
Coordenador da Defesa Civil de Berizal, Fábio Aquino participou do evento e comemorou a criação da regional. “Nós não tínhamos um ponto de apoio aqui. Qualquer situação simples, como prestação de contas de cesta básica ou Plano de Contingência, era necessário recorrer a Belo Horizonte. É um começo e vai nos ajudar muito, assim como os Kits que os municípios irão receber”, ressaltou.

Fábio destacou que Berizal vai brigar muito para estar no ranking de classificação dos kits. “Nossa subsistência é principalmente da agricultura familiar, e com a seca, único fenômeno que conhecemos atualmente, ela foi muito atingida. Com a pandemia piorou, o escoamento da produção ficou prejudicado. Precisamos dessa proximidade e de ações”. 

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Nilson Bispo, elogiou a iniciativa do Estado. “O Norte de Minas sempre convive com os danos causados pela seca e, nos últimos dez anos, ela foi intensificada. Por isso, a Amams tomou a iniciativa de pedir ao governo federal a liberação de recursos para construir um milhão de barraginhas. Nossa expectativa é a de que o presidente anuncie isso em sua visita a Montes Claros, em setembro”, afirmou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por