Norte de Minas é a primeira região a entrar na Onda Verde

Macrorregião e outras 16 microrregiões avançam após manter bons índices da Covid por 28 dias, quando estavam na Onda Amarela

Da Redação*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
04/09/2020 às 00:18.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:27
 (Arte HD)

(Arte HD)

O Norte de Minas é a primeira região do Estado a entrar na Onda Verde do plano Minas Consciente. A decisão foi divulgada ontem pelo governo mineiro após definição pelo Comitê Extraordinário Covid-19. A mudança foi possível após a região manter bons índices durante 28 dias em que estava na Onda Amarela.

Outras 16 microrre-giões do Estado também poderão avançar para a onda que permite a volta de atividades como cinemas, zoológicos, casas de festas, parques de diversão e shows. As mudanças definidas pelo Comitê passam a valer neste sábado (5), após a publicação no Diário Oficial.

Essa será a primeira vez que uma região chega ao último nível do plano. A abertura dos estabelecimentos deve respeitar os protocolos de segurança e o decreto estadual que restringe a lotação máxima de até 30 pessoas por ambiente.

Montes Claros não aderiu ao Minas Consciente e segue o plano de flexibilização próprio. 
 
AVANÇO CRITERIOSO
O governador Romeu Zema destacou que o grupo foi criterioso para permitir o avanço e que a saúde dos mineiros continua sendo prioridade em todas as decisões. “Estamos muito satisfeitos porque, pela primeira vez, uma macrorregião vai ser incluída na Onda Verde, que já permite o retorno de quase todas as atividades, desde que seguidos os protocolos de segurança. Vale lembrar que, para dar esse passo, é necessário que a região esteja em uma situação segura, com casos sob controle há pelo menos quatro semanas. E a região Norte cumpriu esse requisito”, disse.
 
RECEIO
O prefeito de Brasília de Minas, Geelison Ferreira, afirmou que embora a cidade tenha sido uma das primeiras a aderir ao plano do governo, considera prematura qualquer decisão imediata. “Fui comunicado pelo secretário de Saúde, mas ainda não tomamos uma decisão”. O gestor ressalta que o município tem capacidade de atendimento no setor de saúde, mas não quer se precipitar. Para ele, os bares já foram liberados para funcionar recentemente e voltar com os grandes eventos pode representar risco de retrocesso nos bons índices da cidade em relação ao novo coronavírus.

Pós-graduação tem aula presencial liberada

E a partir deste sábado (5), os cursos de pós-graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado) e Lato sensu (especialização) estão autorizados a retomarem as atividades na Onda Amarela do plano Minas Consciente. A decisão foi tomada pelo Grupo Executivo Covid-19 na última terça-feira (1). Foram observados a capacidade de adaptação do setor, além de uma tendência a pouca aglomeração e à natureza esporádica das aulas presenciais.

ADESÃO AO PLANO
Até esta quarta-feira, mais de 70% dos municípios mineiros (600) aderiram ao plano Minas Consciente, impactando cerca de 14 milhões de pessoas. Entre as 732 cidades com menos de 30 mil habitantes, 445 apresentaram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Assim, elas estão autorizadas a avançar automaticamente para a Onda Amarela do plano, independentemente da situação das macro ou microrregiões nas quais estão inseridas.

*Com Agência Minas, colaborou Márcia Vieira

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por