Número de propriedades rurais que recebe animais silvestres será triplicado

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
10/02/2021 às 00:37.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:08
 (fotos IEF/Divulgaçao)

(fotos IEF/Divulgaçao)

Pelo menos nove animais silvestres são recolocados no habitat natural por dia em Minas. Em 2020, mais de 3,3 mil foram reintroduzidos em matas. A maioria foi alvo do tráfico, mas também há casos de desmatamentos e expansão urbana, que acabam expulsando os bichos de “casa”. 

Todos foram levados para propriedades rurais em condições ambientais de receber a fauna silvestre. Os donos das áreas se voluntariam para apoiar a iniciativa. Atualmente, 62 espaços estão cadastrados. A expectativa é quase triplicar esse número até 2024.

Essa corrente do bem só é possível graças ao projeto Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas). A iniciativa é do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os órgãos recolhem os bichos, os colocam em quarentena, fazem triagens e reabilitação. 

Depois, são feitos exames e marcação para se ter um controle. O tratamento e a reabilitação são feitos nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) e nos Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Minas.

O trabalho desenvolvido acaba de receber importante reconhecimento. Ele foi lembrado durante a 11ª edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza. O programa conquistou o título de melhor exemplo em biodiversidade na categoria fauna.

As propriedades rurais são selecionadas a partir da manifestação voluntária dos proprietários. Interessados podem buscar informações com o IEF (www.ief.mg.go.br).

  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por