Mortes de gestantes por Covid dobram em menos de dois meses em Minas

Luiz Augusto Barros
@luizaugbarros
29/06/2021 às 00:56.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:17
 (FÁBIO MARCHETTO/AGÊNCIA MINAS)

(FÁBIO MARCHETTO/AGÊNCIA MINAS)

O número de gestantes que morreram por complicações da Covid-19 mais do que dobrou em Minas em menos de dois meses. Já são 125 óbitos desde o início da pandemia. Nesta segunda-feira foi confirmada a primeira vítima da variante delta no Brasil, uma grávida de 42 anos. Autoridades de saúde pedem uma velocidade maior na campanha de imunização.

Até o fim de abril, 56 grávidas perderam a vida após contrair o vírus. Até 20 de junho, mais 69 mineiras que iriam dar à luz não resistiram após a contaminação. 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, 3.460 mulheres em período gestacional testaram positivo até o momento. A média de idade das doentes é de 28 anos.

“O quadro é extremamente preocupante. E a nossa única saída é a vacinação para protegê-las contra a infecção que leva à Síndrome Respiratória Aguda Grave”, avaliou a médica Cecília Maria Roteli Martins, presidente da Comissão Nacional Especializada em Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasco).

De todas as contaminadas pelo vírus, cerca de 5% apresentavam doenças crônicas. Ao todo, 202 pacientes com a forma grave da enfermidade precisaram de hospitalização em terapias intensivas. “O número de prematuros que vão para a UTI e que vão a óbito também está se acumulando”, completou.

A infecção pela Covid entre as gestantes também preocupa os especialistas por conta da necessidade por assistência ventilatória e o aumento das chances do desenvolvimento de trombose. 

Atrelado a isso, a circulação das mutações é mais um desafio. A grávida de 42 anos que morreu após contrair a variante delta veio do Japão para Apucarana, no norte do Paraná, onde morreu, em abril.

Oito dias após a confirmação da doença, a mulher foi internada e passou por uma cesariana de emergência. Nascido com 28 semanas de gestação, o bebê fez o teste para a doença, mas teve resultado negativo.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por