Manifestantes param a BR-365

Ato é por melhorias na LMG-251 e acesso a comunidades

Carlos Castro Jr.
19/07/2019 às 06:52.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:36
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Moradores das comunidades de São João da Vereda, Santa Bárbara, Palmito e Bico da Pedra interditaram na manhã de ontem a BR-365, próximo ao KM-9, em Montes Claros. Eles cobraram manutenção e melhorias pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) na LMG-251, estrada que dá acesso às comunidades e liga Montes Claros a Coração de Jesus.

A via ficou interditada por quase 3 horas e, segundo organizadores, a manifestação contou com cerca de 200 participantes. Além do DEER, os moradores cobraram uma atitude da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para minimizar os impactos causados na via, uma vez que, segundo eles, desde o início das obras para trazer água do rio Pacuí para Montes Claros, a empresa aumentou o fluxo de veículos pesados na via.

A presidente da Associação de Moradores da Comunidade de São João da Vereda, Naiara Oliveira, disse que optaram pela manifestação por não ter resposta positiva de nenhuma das partes.

“A estrada está bastante precária e é uma via utilizada por produtor rural, transporte escolar, saúde, ônibus de linha. O DEER diz que a via está danificada por conta do fluxo de veículos da Copasa, que, por sua vez, afirma não ter nada a ver com pavimentação e, assim, ninguém resolve”, lamentou.

Os manifestantes seguiram, depois, até o escritório do DEER, onde foram atendidos por representante do órgão e também da Copasa. Na reunião, ficou acertado que uma agenda será marcada com o governador Romeu Zema para tratar sobre o assunto e que haverá uma resposta até segunda-feira (22).

O vereador Valcir da Ademoc (PTB) acompanhou o grupo na manifestação e na reunião com os representantes. “A população está sofrendo muito com essa estrada, que está praticamente intransitável. A situação que, já era ruim, ficou pior com o alto tráfego da obra para trazer água do Pacuí para Montes Claros. Até acidente tem acontecido na estrada por conta disso”.
 
RECURSOS
A reportagem entrou em contato com a assessoria do governo de Minas, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta. O DEER divulgou a seguinte nota sobre o assunto: Diante da atual situação financeira do Estado, ratificada com a edição do Decreto 4.7101/16, que decretou calamidade financeira em Minas Gerais, o DEER/MG tem feito ações de conservação com o patrolamento do trecho de 30 quilômetros da LMG-654, que liga Montes Claros a Coração de Jesus, passando pelo distrito de São João da Vereda, com o objetivo de garantir as condições de tráfego. Nos próximos dias, este serviço será realizado novamente.

Já a Copasa afirmou, também por meio de nota, que para prestação de serviço necessita trafegar pelas vias públicas, mas não é responsável pela manutenção de rodovias.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por