Mais valor para o mel do Norte

Seminário apresenta avanços da cadeia produtiva da região e profissionalização

Christine Antonini
O Norte - Montes Claros
18/10/2018 às 06:36.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:18
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Produção de mel é coisa séria no Norte de Minas. Atualmente, a Coopemapi, cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares da região, sediada em Bocaiuva, agrega cerca de 280 produtores de 25 municípios da região. A industrialização e o beneficiamento do produto no entreposto instalado na comunidade de Taboquinha movimenta cerca R$ 750 mil por ano, ajudando a colocar o município em terceiro no ranking dos maiores produtores do Estado. São 800 toneladas/ano.

A fim de apresentar os avanços da cadeia produtiva da apicultura norte-mineira, com destaque para a profissionalização do setor, e divulgar os procedimentos para obtenção da indicação geográfica do mel de aroeira, o que ajuda a agregar valor ao produto produzido na região, o Sebrae Minas realiza hoje, em parceria com a Emater e a Codevasf, o 15° Seminário de Apicultura do Norte de Minas.

“Esse seminário é de grande importância para todos os apicultores e toda a cadeia produtiva de mel da região. Estamos trabalhando para o fortalecimento da marca ‘Mel das Gerais’ junto a este processo de Indicação Geográfica do mel de aroeira no Norte de Minas”, enfatiza o analista do Sebrae Minas, Walmath Magalhães.

A apicultura é um setor que ganha cada vez mais importância em Minas Gerais. Clima, fauna e flora favoráveis impulsiona esse crescimento e permitem a produção de mel e própolis de alta qualidade.

Apicultores, produtores rurais, fornecedores de equipamentos, estudantes, professores, agentes financeiros e entidades públicas e privadas vão participar de palestras com foco na profissionalização do apicultor, técnicas para maximização da produção, e melhoria da gestão dos apiários.

Também será apresentado o case de sucesso da Indicação Geográfica do Queijo Canastra, um exemplo a ser seguido para divulgação e valorização do mel de aroeira produzido na região da mata seca.

A consultora do Sebrae Minas Walkiria Monteiro, irá abordar os principais aspectos e a importância estratégica da atuação em cooperativas.

O evento será no auditório da OAB, no bairro Ibituruna. A entrada é gratuita e as inscrições, no local.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por