Mais drogas fora de circulação

A cada dia, 195 apreensões são feitas em Minas; alerta é maior nesta época do ano

Bruno Inácio / Lucas Eduardo Soares
08/12/2018 às 07:25.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:28
 (PMMG/DIVULGAÇÃO)

(PMMG/DIVULGAÇÃO)

As apreensões de drogas cresceram 13% em Minas neste ano. De janeiro a outubro foram 59.234 ocorrências, média de 195 por dia. O alerta é reforçado com a chegada do fim do ano. Neste época, de acordo com especialistas e as próprias forças de segurança, o confisco de entorpecentes sobe ainda mais.

Em novembro e dezembro, conforme a Polícia Militar (PM), as apreensões chegam a 20% do total dos 12 meses. Um dos principais motivos é a intensa concentração de festas, como o Réveillon, e a proximidade do Carnaval.

“É a época em que ocorrem confraternizações e encontros. Assim como o consumo de bebidas alcoólicas aumenta, o uso de drogas, também”, explica o coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública da PUC Minas, Luís Flávio Sapori.

De acordo com o delegado Gustavo Barletta, do Departamento de Operações Especiais (Deoesp), as investigações apontam que, neste período, traficantes aproveitam as aglomerações em casas noturnas e blocos de rua.

“Tentamos, então, cercar os suspeitos na ponta desse fornecimento, ou seja, atacando os laboratórios de refino de drogas, por exemplo”, comentou.

Nesta semana foram registradas várias ocorrências em cidades do Norte de Minas. Em Salinas, um homem de 30 anos foi preso após receber uma encomenda de cocaína. A droga vinha de São Paulo em um ônibus. Após denúncia, a PM começou a monitorar o suspeito. Com ele foram apreendidos 50 papelotes de cocaína. Ele contou à polícia que comprou as drogas através de um aplicativo de mensagens.

Já em Bocaiuva, duas adolescentes, de 16 e 17 anos, e dois homens, de 24 e 27, foram detidos após denúncia indicar que o grupo transportava drogas de Pirapora para a cidade. O entorpecente estava escondido em um lote vago e a PM apreendeu 179 pedras de crack, preparadas para comércio.

Dois rapazes de 19 e 24 anos foram presos em Montes Claros na madrugada de domingo (2) suspeitos de tráfico de drogas. Segundo informações da PM, denúncias anônimas indicaram que o mais velho dos envolvidos estava no Beco Santo Antônio, no bairro Morrinhos, comercializando drogas. Durante a busca pessoal, foi encontrado um tablete de maconha no bolso do suspeito. Na casa dele, a PM encontrou o rapaz de 19 anos e 250 pedras de crack.
 
PRESENÇA
Além das denúncias, a PM credita o aumento das apreensões à presença de policiais nas ruas, durante as operações realizadas no fim de ano. “O efetivo é maior neste período. A corporação tem cercado quadrilhas, feito mais apreensões e prisões”, comentou o major Flávio Santiago, porta-voz da Polícia Militar.

Pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG, Ludmila Ribeiro diz ser importante o aumento do policiamento, que influencia a estatística, mas afirma que somente “pequenos traficantes” estão sendo detidos. “Aqueles que não têm proteção e são presos com quantidade menor de drogas”, afirmou.

De acordo com o major Giovanni, assessor de comunicação da 11ª Região da Polícia Militar, a maconha é a droga mais apreendida na região. “A PM incrementou as operações de combate ao tráfico de drogas na região, com grandes apreensões este ano e aumento considerável no comparativo com o ano passado. Além das ações dos batalhões operacionais foi melhorada a estrutura da Companhia Especializada, contando com equipe do canil e os cães farejadores”.
(Com Carlos Castro)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por