Médico acusado de cobrança ilegal

Profissional preso em Janaúba é suspeito de receber pagamento por procedimentos realizados pelo SUS

Gabriela Sales
Hoje em Dia - Belo Horizonte
13/04/2018 às 18:29.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:20
 (OLIVEIRA JUNIOR/REPRODUÇÃO DO SITE)

(OLIVEIRA JUNIOR/REPRODUÇÃO DO SITE)

Suspeito de cobrar por procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um médico foi preso ontem, em Janaúba, durante operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Segundo a promotoria, o médico atuava na Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan) e no Hospital Regional da cidade, instituições prestadoras de serviço de saúde que recebem recursos do SUS, e estava sendo investigado por suspeita de solicitar e receber vantagens indevidas (pagamentos) de pacientes.

Conforme a investigação, o suspeito teria solicitado pagamento pelos serviços em cinco oportunidades: duas vezes em 2013, uma em 2015, e ainda outras duas em 2018. As cobranças, descobertas e comprovadas, foram por cirurgias custeadas pelo SUS. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na clínica e na residência do investigado.

Na medida cautelar apresentada, o Ministério Público pede a quebra dos sigilos telemáticos e de dados relacionados aos objetos porventura apreendidos, a suspensão do exercício da função de médico ou qualquer outra atividade relacionada à Fundajan e ao Hospital Regional de Janaúba. Recomenda ainda que seja oficiado ao Conselho Regional de Medicina a suspensão cautelar do registro profissional do investigado.

A prisão do médico pegou moradores de surpresa na região. “Nunca tive nenhum problema com ele. Um excelente médico”, disse a dona de casa Maria do Carmo Tavares. 

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Janaúba, que não atendeu às ligações. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por