IEF libera a visita em mais 19 parques estaduais e estações ecológicas de Minas

Da Redação*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/09/2020 às 08:17.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:38
 (manoel freitas)

(manoel freitas)

Vinte e oito unidades de conservação do Estado já estão aptas a receber os visitantes, várias delas no Norte de Minas – única região que está em Onda Verde, de acordo com avaliação do plano Minas Consciente. A partir deste sábado, 19 parques estaduais, estações ecológicas e outros tipos serão abertos a turistas e moradores.

A retomada da visitação nessas unidades, gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), será dividida em quatro momentos. 

“Estamos seguindo o que está previsto no Plano Minas Consciente. A reabertura se dará apenas nas unidades que estão inseridas em municípios que estejam nas ondas Verde e Amarela”, explica o diretor-geral do IEF, Antônio Malard. “Estamos muito tranquilos para a retomada das visitações, porque o retorno foi muito positivo onde já reabrimos e foi feito um trabalho de planejamento bastante sólido para trazer aos visitantes as melhores condições possíveis”, completa.

O diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro, destaca que, neste momento, algumas unidades que estão nas cidades que ainda se encontram na onda vermelha do Plano Minas Consciente não poderão ser reabertas, mas entrarão na lista de reabertura quando houver avanço para as ondas amarela ou verde.
 
CRONOGRAMA
O primeiro grupo a ser reaberto, neste sábado, com nove unidades, inclui os parques estaduais Verde Grande, em Matias Cardoso; Serra das Araras, em Chapada Gaúcha; Lagoa do Cajueiro, em Matias Cardoso; Mata Seca, em Manga; Veredas do Peruaçu, em Cônego Marinho; e Serra Negra, em Itamarandiba. 

Também voltam a receber turistas neste sábado as estações ecológicas de Acauã, em Leme do Prado; e Mata dos Ausentes, em Senador Modestino Gonçalves; e a Área de Proteção Ambiental (APA) das Águas Vertentes, no Serro.

SAIBA MAIS 
Na terça-feira (29) será a vez da reabertura dos parques estaduais Boa Esperança, na cidade de mesmo nome, e Nova Baden, em Lambari, ambos no Sul de Minas.

Na quarta-feira (30), seis unidades voltam a receber visitantes: os parques estaduais Pico do Itambé, localizado nas cidades de Santo Antônio do Itambé, Serro e Serra Azul de Minas; Serra do Brigadeiro (Zona da Mata), Rio Doce (Vale do Aço), Rio Preto, em São Gonçalo do Rio Preto; e Ibitipoca e a Estação Ecológica Corumbá. 
 
Na próxima quinta-feira (1) reabrem o Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro; e o Monumento Natural Estadual Várzea do Lageado e Serra do Raio, no Serro.
 
Recentemente, foram reabertas as seguintes unidades: parques estaduais Lapa Grande, Serra do Rola-Moça e Biribiri (12/9); Parque Estadual Serra Nova e Talhado, Monumento Natural Estadual Serra da Piedade e Refúgio de Vida Silvestre Estadual Libélulas da Serra de São José (15/9); parques estaduais Mata do Limoeiro e Serra Verde e Refúgio da Vida Silvestre Rio Pandeiros (19/9).

*Com Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por