Paulo Brandão


Correspondente


 




O Hospital municipal Dr.Gil Alves recebeu no mês passado o título de Amigo da criança. A solenidade de entrega da placa aconteceu no próprio hospital e contou com a presença do coordenador de política de aleitamento materno, Nilton Lemos; a coordenadora de atenção à saúde da mulher, criança e adolescente Marta Romanini; o secretário estadual de Saúde, Marcos Pestana; a diretora de projetos da secretaria de estado de Saúde, Amália Virgínia Froes Fonseca; o presidente da câmara municipal de Bocaiúva, Carlyli de Carvalho Leite; o prefeito Alberto Caldeira.   


 


Bocaiúva é a segunda cidade do Norte de Minas a receber o selo de Amigo da criança, honraria destinada às instituições de saúde que prezam pelo cuidado com gestantes e recém-nascidos, que implementam os Dez passos para o aleitamento materno. Antes, somente os hospitais de Montes Claros Aroldo Tourinho, Universitário e Santa Casa eram possuidores desse importante título. Itacarambi conseguiu atingir as metas e em breve será a terceira cidade contemplada.


 




TRABALHO CONJUNTO


 


Durante discurso, Nilton Lemos frisou que a conquista do título representa o trabalho conjunto de todas as pessoas envolvidas no projeto.


 


- Cidadãos mais preparados para lidar com a saúde, em todos os seus aspectos, é o melhor resultado que queremos obter - disse.


 


Uma das vantagens em ser Amigo da criança é um acréscimo no valor que o hospital receberá do governo federal pelos partos realizados e ter preferência no recebimento de recursos federais para a manutenção da qualidade dos serviços.


 


O aleitamento materno exclusivo (leite materno), sem nenhum outro alimento ou líquido, oferece muitos benefícios para os bebês. As crianças que são amamentadas no seio são mais seguras, desenvolvem uma ligação mais forte com a mãe e apresentam menos riscos de adquirir doenças como otite, cólicas, infecção respiratória, diarréia e outras.


 


A amamentação tem um papel essencial para o desenvolvimento da criança. O leite materno é o alimento mais seguro e completo. Possui anticorpos suficientes para que os bebês se defendam das inúmeras doenças que podem atacá-los nos primeiros meses de vida.


 


Amamentar também oferece às mães algumas vantagens. Elas emagrecem mais rapidamente, aumentam a auto-estima e têm menos probabilidade de desenvolver um câncer de mama. Além disso, o leite humano apresenta vantagens econômicas, já que é uma opção mais barata e prática, porque dispensa gastos com leite, mamadeiras e bicos.