Homicídios chegam a 1.883 desde 2012

Média é de dois crimes a cada três dias no Norte de Minas

Carlos Castro Jr.
16/07/2019 às 07:27.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:33
 (DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE JAÍBA)

(DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE JAÍBA)

Duas mortes a cada três dias. Essa é a média de assassinatos no Norte de Minas de janeiro de 2012 a maio deste ano, quando exatas 1.883 pessoas foram executadas em 86 cidades região. Montes Claros lidera o ranking com 404 homicídios, seguida por Janaúba com 195 e Jaíba com 116.

O levantamento foi feito a partir do portal Minas em Números, do governo do Estado, e mostra o tamanho do desafio para conter a violência.

De acordo com dados do Atlas da Violência, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em números do Ministério da Saúde, 42.995 homicídios foram registrados em todo o território mineiro em dez anos (2008-2017). A quantidade de assassinatos no período é maior do que a população de 776 cidades do Estado – o equivalente a 91% dos 853 municípios.
 
VIOLÊNCIA
O problema não está restrito às maiores cidades. Jaíba, por exemplo, registrou neste ano mais mortes por homicídio que Montes Claros. Foram sete assassinatos de janeiro a maio, três a mais do que na maior cidade da região.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Montes Claros tem 366 mil habitantes a mais do que Jaíba, onde vivem 38.413 pessoas. Mesmo assim, os jaibenses vêm sofrendo com o grande número de assassinatos. Lá, o número de casos de janeiro a maio de 2019 já é igual ao notificado no ano passado inteiro.

Segundo o delegado regional de Janaúba, Renato Nunes, um dos motivos é a falta de um delegado na cidade. “A repressão é crucial para a redução no número de homicídios e não ter delegado é um fator preponderante”, analisa.

Ele afirma que as ações de um delegado reduzem a criminalidade, já que os criminosos precisam ser tirados de circulação. A área de abrangência da Delegacia Regional de Janaúba inclui Jaíba.

“Os mandados de prisão preventiva logo após o crime, além de tirar o autor de circulação, servem de exemplo para aqueles que estão planejando ações criminosas”, avalia, lembrando que a maioria dos casos na cidade envolvem o tráfico de drogas.

Ainda de acordo com Renato Nunes, Jaíba deve ficar sem o profissional até novembro, quando termina o curso de formação de delegados, que não era realizado há oito anos.

Em junho deste ano, o governo de Minas nomeou 76 delegados para iniciarem o curso de formação. Eles vão atender a demandas emergenciais, como a de Jaíba.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) destacou que as medidas implantadas desde janeiro pela atual gestão estadual reduziram a criminalidade no território mineiro.

“O governo obteve o melhor resultado dos últimos oito anos em número de vítimas de homicídios, assim como o melhor período dos últimos sete anos no número de registros de roubos, com diminuições que superam a casa dos 30%, avaliando os cinco primeiros meses de 2019”. O resultado seria reflexo do trabalho de prevenção, repressão e ostensividade das forças de segurança. Novos equipamentos e servidores, como a entrega de 800 viaturas e a posse de 76 delegados e 425 investigadores, ajudaram nos resultados, diz o governo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por