A Fundação Hemominas pede aos doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos, em especial os do tipo O negativo, a comparecerem o quanto antes nas unidades. A queda nos estoques desse tipo sanguíneo já chega a 45% em toda a rede.

Pessoas com o tipo O negativo são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar seu sangue para pacientes de todos os tipos sanguíneos. Por causa disso, o tipo O negativo é o sangue mais utilizado no atendimento de casos de urgências e emergências.

O período de temperaturas mais baixas, geralmente, afasta os doadores. O quadro atual ainda está agravado pela pandemia do novo coronavírus, que deixa muitas pessoas receosas de realizar a doação. 

O hemocentro, no entanto, garante que todas as medidas sanitárias para proteção dos doadores estão sendo seguidas.
 
COMO FAZER A DOAÇÃO
Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação, e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados por coronavírus, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação.

Pessoas que tiveram contato com alguém que apresentou diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por Covid-19 são consideradas inaptas pelo período de 14 dias.

Devido à pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após recuperação para doar.

O agendamento pode ser feito pelo site https://www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/doar-sangue ou pelo MG App - Cidadão.
 
VACINAS
A vacinação contra a Covid-19 também impacta o comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende do imunizante recebido (veja no Saiba Mais). 

No caso da vacina contra a gripe, o prazo de espera para doação de sangue é de 48h após aplicada a imunização.

No site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue.
*Com Agência Minas

SAIBA MAIS
Prazos após vacinação
Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:
- Coronovac/Sinovac: 48h
- AstraZeneca/Fiocruz: 7 dias
- Pfizer/BioNTech: 7 dias
- Janssen-Cilag: 7 dias
- Sputnik V: 7 dias
- Covaxin/Bharat Biotech: 48h
- Moderna: 7 dias