Fiscais recolhem produtos vencidos

Ação da Vigilância Sanitária de Januária apreende remédios e alimentos impróprios para o consumo

Christine Antonini
Montes Claros
20/07/2018 às 07:55.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:30
 (VIGILÂNCIA SANITÁRIA/DIVULGAÇÃO)

(VIGILÂNCIA SANITÁRIA/DIVULGAÇÃO)

A Vigilância Sanitária de Januária apreendeu cerca de cem itens em mais uma operação de combate ao comércio de produtos impróprios para o consumo. O material recolhido inclui alimentos, medicamentos e cosméticos com data vencida ou outro tipo de irregularidade.

De acordo com o órgão, ações como essas estão sendo realizadas a cada 15 dias em todos os estabelecimentos da cidade. Nas atuações, já foram encontrados remédios com validade ultrapassada e carnes estragadas.

Nesta última fiscalização, realizada na quarta-feira, o alvo foi um supermercado no Centro da cidade. Foram recolhidos pacotes de macarrão comum e instantâneo, biscoitos, fraldas, shampoo e dezenas analgésicos.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária da cidade, Carlos Alberto Lima, a operação foi parte do conjunto de ações que consiste nas fiscalizações de estabelecimentos comerciais, como açougues, restaurantes, lanchonetes, mercearias, supermercados, salões de beleza, estabelecimento com venda de cosméticos e similares.

“Embora seja comum a venda de medicamento em mercearia e supermercados, isso é ilegal. Uma vez que remédios só podem ser comercializados em farmácias e drogarias. Por isso a nossa equipe é instruída a fazer o recolhimento desse tipo de produto”, explica Lima.

Os produtos apreendidos são analisados e depois incinerados. Além da multa, os estabelecimentos são fechados, podendo reabrir somente após um alvará do órgão.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por