O nível neste ano superou


ao registrado em 2004, quando


faltaram 90 centímetros



Oliveira Júnior


Correspondente



NOVA PORTEIRINHA - O nível de água da barragem Bico da Pedra subiu 20 centímetros, no final de semana, em decorrência da constante chuva no Vale do Gorutuba e em localidades acima da represa, distante cinco quilômetros de Janaúba e Nova Porteirinha. Dados de ontem (segunda-feira) apontavam que faltavam 60 centímetros para o nível de água atingir o vertedouro e com isso ocorrer o transbordamento.






Vertedouro do Bico da Pedra: lado esquerdo da foto, a lâmina d´água. No lado direito, por onde a água poderá transbordar (foto: Oliveira Júnior)



Com a elevação do volume de água da barragem, o nível neste ano superou ao registrado em 2004, quando faltaram 90 centímetros para o transbordamento. Em 2005, a lâmina d´água ficou 1,20 metro do vertedouro e, no ano passado o volume máximo foi 1,40 metro abaixo do ponto da barragem, segundo o dizer popular, a ponto de "sangrar".



60 CENTÍMETROS NO MÊS



Entre a primeira semana de janeiro passado e esta semana, o nível de água da barragem Bico da Pedra subiu 80 centímetros. No dia 5 janeiro o nível de água estava 1,40 metro abaixo do vertedouro, e ontem, faltavam 60 centímetros para o transbordamento, segundo dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG).



Numa comparação com o dia 5 de fevereiro de 2006, ontem o nível de água da represa apresentava 2,20 metros acima. Entre 1º e 28 de fevereiro do ano passado, o volume de água da barragem subiu um metro.



PRIMEIRA E ÚLTIMA



A cota mínima de água da barragem Bico da Pedra, no ano passado, ficou 4,90 metros abaixo do vertedouro e 8,90 metros acima do ponto crítico. Ontem, foi constatada a recuperação de 4,30 metros em relação ao menor nível em 2006. O nível de água do Bico da Pedra estava, ontem, 13,20 metros acima do ponto crítico.



A barragem Bico da Pedra foi construída em 1976 no rio Gorutuba. O primeiro transbordamento da represa ocorreu em 1979. Naquela ocasião, o nível de água ficou 1,40 metro acima do vertedouro. Houve uma incontrolável cheia no rio Gorutuba. A última vez que a barragem "sangrou" foi em 1993. A lâmina d´água foi em torno de cinco centímetros acima do vertedouro.