Epamig desenvolve combustível renovável no Norte de Minas

Jornal O Norte
05/09/2005 às 09:14.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

Benjamim Oliveira Jr


Correspondente

NOVA PORTEIRINHA – O Norte de Minas poderá ser um grande produtor de biodiesel, combustível renovável produzido a partir do processamento de sementes oleaginosas, como a mamona e o pinhão manso. O uso do pinhão manso na produção de biodiesel está sendo desenvolvido pela Epamig – Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais na fazenda experimental do Gorutuba, em Nova Porteirinha.




Cultivo de pinhão manso em Nova Porteirinha


(Fotos: Arnaldo Pereira)

O gerente da fazenda experimental, Josimar dos Santos Araújo, ressalta que, numa comparação com outras oleaginosas, o pinhão manso apresenta vantagens, por ser uma cultura resistente à seca e com produtividade de óleo por kg de semente  bem superior às outras, além de ser uma cultura de bastante longevidade.

O experimento do pinhão manso como biocombustível é coordenado pela pesquisadora Heloísa Mattana Saturnino, e a expectativa é de uma boa produção de sementes para serem distribuídas aos produtores rurais do Norte de Minas e de outras regiões do estado.

A Epamig deve aumentar, neste ano, a produção de sementes de mamona – outra alternativa para o combustível renovável – de 20 para 60 hectares, no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha. A intenção é atrair para Minas empreendimentos de processamento e de comercialização de mamona e pinhão manso.




Josimar Araújo: negócio bom para o produtor e para o país

- É um mercado promissor, diante da crescente demanda pelo biodiesel na maioria dos países - diz Josimar.

Segundo o chefe do Centro tecnológico do Norte de Minas, Marco Antônio Vianna Leite, estudos realizados ao longo dos últimos 20 anos apontam para a produção do biocombustível com uma economicidade bem superior à do produto que  vem sendo preparado nos demais estados brasileiros:

- O custo de produção da soja é bem superior ao custo de produção da mamona e do pinhão manso. Em Minas, além da produção de um combustível alternativo, vamos trabalhar essas duas culturas em programas da agricultura familiar em regiões carentes, para geração de emprego e renda.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por