Em Salinas, tem cachaça com gosto de banana a paçoca

Festival Mundial da bebida começa hoje com inovações para conquistar mercado mais jovem, mas sem abrir mão das tradicionais “branquinha” e “amarelinha”

Christine Antonini
12/07/2019 às 11:50.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:31
 (LEO QUEIROZ)

(LEO QUEIROZ)

O 18° Festival Mundial da Cachaça começa hoje e promete movimentar Salinas. A expectativa é a de gerar R$ 3 milhões em negócios durante os três dias de evento, que termina no domingo, e deve receber cerca de 40 mil pessoas. Além das tradicionais “branquinha” e “amarelinha”, vão ganhar espaço na festa as cachaças de sabores, que têm conquistado o paladar dos apreciadores da “marvada”.

E tem para todos os gostos – de banana, paçoca, mel, milho verde, chocolate, dentre outros. Tudo depende da criatividade do produtor.

Salinas concentra mais de 50 marcas de cachaça e cerca de 15 milhões de litros da bebida são produzidos anualmente no município. Para o festival, serão montados 56 estandes e quem passar por eles poderá degustar os mais variados tipos de cachaça.

Produtor da tradicional bebida de cana há 17 anos, Gilmar Pereira resolveu inovar com as cachaças de sabores. Sem abrir mão da “branquinha”, ele encontrou no mercado uma possibilidade de incrementar o negócio com os novos produtos.

Mensalmente, Gilmar produz 3 ‘mil litros das cachaças de banana e mel com canela. “Percebi que no mercado estava sendo ofertado esse tipo de produto, mas feito em outros estados. Por isso, resolvi investir nesse novo ramo, que tem agradado principalmente o pessoal mais novo”, ressalta o produtor.

Gilmar, que é proprietário da marca “Terra de Ouro”, pontua que as cachaças de sabores contêm teor alcoólico menor e podem ser chamadas de licor.

“A cachaça somente de cana tem de 38% a 48% de álcool. As de sabor possuem 20%, bem menos, mas que levam mais tempo para serem feitas – em média uma semana. Esse é o tempo para o álcool evaporar”, explica.

O Festival Mundial da Cachaça de Salinas será realizado no parque de exposições da cidade. Além da exposição dos produtos, haverá shows com diversos artistas.
 
HOMENAGEM         
Hoje, durante o evento, a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs) homenageará a montes-clarense Raquel Muniz. De acordo com o presidente da associação, José Cleber Santiago, dono da Havana, a homenageada foi escolhida pelos relevantes serviços prestados em prol do incentivo da produção de cachaça em Salinas.

Em 2018, por meio de um projeto de lei da então deputada federal Raquel Muniz (PSD), o município conquistou o título de Capital Nacional da Cachaça, reconhecendo a alta produção e qualidade do produto.

“O reconhecimento oficial de Salinas como Capital Nacional da Cachaça garante mais visibilidade aos produtos feitos não apenas em Salinas, mas em toda a região. E não apenas a cachaça. Esse é o produto chamariz, mas ao comprar a cachaça, as pessoas acabam se interessando em conhecer outros produtos locais. Isso movimenta a economia, gera mais empregos. Fico feliz em saber que, através do meu mandato, consegui colocar a nossa região em destaque”, ressalta Raquel Muniz.

A produção de cachaça gera uma receita anual de R$ 12 milhões em Salinas, com 1.500 empregos diretos e indiretos.

Durante o festival, serão realizadas visitas a alambiques e ao Museu da Cachaça.

PROGRAME-SE
SEXTA-FEIRA (12)
8h - Museu da Cachaça
10h - Cachaça Havana
14h - Cachaça Seleta
19H30h - Abertura Oficial do XVIII Festival Mundial da Cachaça de Salinas
21h - Homenageados
22h - Praça de Alimentação: Show com Vamberto e Banda
00h - Show com Teodoro e Sampaio
2h - Show com Estilo Uai
SÁBADO (13)
8h - Visita aberta ao mercado Municipal com Gastronomia regional
10h - Roteiro Turístico Cachaça Tabúa
19h - Estandes com degustação e vendas
20h- Praça de Alimentação - Gastronomia e Cozinha
21h - Praça de Alimentação: show com Elder e Kaique
00h - Show com Gabriel Gava
2h — Show com Rocklane e Banda
DOMINGO (14)
10h - Feira de Artesanato e Visita ao Museu da Cachaça de Salinas
19h - Estandes com degustação e vendas
20h- Praça de Alimentação - Gastronomia e Cozinha
21h - Praça de Alimentação: show com Gesão do Vale
00h - Show com Gabi Martins
2h - Show com Axé Retrô

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por