Eleição na câmara de Janaúba provoca racha na oposição

Jornal O Norte
20/12/2005 às 11:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

Benjamim Oliveira Jr


Correspondente

JANAÚBA – O parlamentar mais novo de Janaúba será o próximo presidente da câmara de vereadores desta cidade. Valério Dias de Oliveira - PPS foi eleito presidente do legislativo local para 2006 e com isso exercerá a função da qual esteve próxima em 2002, sendo vice-presidente. Valério Dias obteve 60% dos votos, sendo a maioria do grupo que foi adversário nas eleições de 2004.




Próxima mesa diretora da câmara de Janaúba:


Elza Mendes (secretária), Valério Dias (presidente),


Jésus Magno (vice) e João de Oliveira (2º secretário)


(Foto: Wallison Freitas)

Em segundo mandato e sendo o vereador mais votado nas eleições do ano passado, Valério Dias movimentou o cenário político neste ano ao trocar o PMDB – fundado em Janaúba pelo seu pai, Adelino Pereira Dias (ex-deputado estadual e ex-prefeito) pelo PPS e anunciar a possibilidade de se candidatar a deputado federal, contrariando as posições do grupo político.

SONHO

Na eleição de outubro de 2004 a bancada da oposição - da qual Valério Dias foi eleito ficou com cinco vereadores, mesma quantidade do grupo da situação. Na eleição da mesa diretora da câmara, em 1º de janeiro passado, houve empate na votação. Venceria quem fosse mais velho, em idade. Dias jamais venceria em qualquer projeção de empate. Diante disso, para realizar o sonho de presidente da câmara ele buscou apoio da maioria. Os votos concedidos foram da bancada do prefeito Ivonei Abade Brito - PSDB e o do próprio futuro presidente.

A câmara de Janaúba tem 10 vereadores. O resultado óbvio seria 6 a 4. Esse foi o placar da vitória de Valério Dias sobre o então companheiro político, Leobino Antunes de Bem - PSC. Isso se repetiu na eleição para as funções de secretários. Elza Mendes Nogueira Freitas - PDT derrotou Marluce Alves de Siqueira - PFL e João de Oliveira Santos - PDT foi reconduzido ao cargo de segundo secretário.

Na eleição para a vice-presidência, Jésus Magno Rodrigues da Silveira - PSB venceu Gilson Medeiro da Silva - PPB novamente. Em janeiro foi 6 a 4 e na última sexta-feira por 7 a 3, possivelmente um vereador errou o voto.

DISSIDÊNCIA

O resultado dessa eleição pode deflagrar oficialmente a dissidência do grupo oposicionista, que dá sustentação política ao ex-prefeito e ex-deputado estadual Dimas Rodrigues – PMDB, enquanto que a situação é aliada da deputada estadual e secretária de estado, Elbe Brandão - PSDB.

A posse da mesa diretora será dia 1º de janeiro, quando Jaime Lacerda de Oliveira - PSDB repassará o cargo para Valério Dias. Há um entendimento de Valério retribuir o apoio e com isso eleger Jésus Magnos da Silveira e José Tarcísio Mendes - PSB presidente da câmara em 2007 e 2008, respectivamente.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por