Desemprego atinge 158 trabalhadores de Janaúba

Jornal O Norte
01/08/2005 às 15:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49

Benjamim Oliveira Jr.


Correspondente

JANAÚBA – Pelo menos 8 trabalhadores perderam o emprego, diariamente, nesta cidade, no mês de junho. No mesmo período, as contratações atingiram 11 novos funcionários em cinco setores trabalhistas. A constatação é do ministério do Trabalho e Emprego com base no Caged – Cadastro geral de emprego e desemprego, que apontou 219 admissões e 158 demissões em Janaúba, no mês passado.

No primeiro semestre deste ano, os principais setores de Janaúba que oferecem o emprego de mão de obra contrataram 1.187 trabalhadores e dispensaram outros 933. Nos últimos 12 meses, houve 2.280 admissões, que resultaram num saldo de 333 novos postos de trabalho.

Apenas o setor de serviços foi o que teve saldo positivo em postos de trabalho, mês passado. Nessa área, para cada quatro admitidos três continuaram no emprego. Um dos fatores para essa situação foram os variados eventos das festividades juninas, que requisitaram profissionais das áreas musicais, artísticas e de segurança. Em junho, a área de serviços em Janaúba contratou 121 pessoas e dispensaram 38 – em junho de 2004 foram 25 admissões e 28 demissões.




Construção civil não admitiu nenhum operário em junho

COMÉRCIO E AGROPECUÁRIA

Numa comparação a junho de 2004, o mês passado foi ruim para a manutenção do trabalhador rural no emprego. As contratações foram idênticas, tanto 43 em junho último quanto no mesmo período do ano passado. Porém, as demissões no setor agropecuário foram 112% a mais, já que em junho de 2004 pelo menos 25 trabalhadores rurais de Janaúba perderam o emprego, enquanto que em junho deste ano o desemprego atingiu 53 lavradores.

No comércio, a situação difere pouco. O mês de junho foi marcado pela diminuição de vagas nas lojas. Para cada quatro novos empregados houve a demissão de cinco comerciários. Há um ano as dispensas foram 10% acima da quantidade de trabalhadores contratados.

A construção civil também registrou saldo negativo em termo de emprego em Janaúba, no final do primeiro semestre deste ano. Pelos dados do Caged, nenhum operário foi contratado no mês passado, enquanto que três trabalhadores deixaram de prestar serviço nessa área. Em junho do ano passado, a construção civil de Janaúba contratou 15 e demitiu 23 operários.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por