Delegado condenado

Da Redação
Montes Claros
27/07/2018 às 06:55.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:37

O delegado da Polícia Civil de Jaíba, Ricardo Cesari Borges, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais a quatro anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto por tentativa de extorsão.

O crime aconteceu em 2016 em Ipatinga. Na época, o delegado e um investigador pediram R$ 8 mil para não incriminar uma mulher que estava sendo investigada pela Polícia Civil. 

De acordo com o Ministério Público, a mulher havia sido presa por clonagem e receptação de veículos. As investigações apontaram que o delegado pediu R$ 8 mil à suspeita para não indiciá-la por outros crimes. A mulher, então, procurou a Corregedoria da Polícia Civil e fez um acordo de colaboração premiada. 

A Corregedoria e o Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) começaram a monitorar as redes sociais e ligações do delegado, captando, em setembro de 2016, ameaças feitas por ele à mulher, caso ela não lhe desse mais dinheiro.

Na mesma ligação, os investigadores descobriram que a entrega dos valores seria realizada no dia seguinte em uma churrascaria. Policiais de campana viram e gravaram a negociação ilegal. Ainda de acordo com o MP, na ocasião, o investigador, cúmplice do delegado na extorsão, foi localizado próximo à delegacia e preso em flagrante.

A redação de O NORTE entrou em contato com Ricardo Cesari Borges, que afirmou não ter sido notificado sobre as acusações.

Em nota, a Polícia Civil informou que “a corporação jamais coadunou ou irá tolerar qualquer tipo de comportamento indevido, irregular ou prática delituosa por parte dos servidores”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por