Crianças aprendem capoeira e como ter disciplina para melhorar comportamento em Glaucilândia

Jornal O Norte
25/07/2005 às 16:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

Alexsandro Mesquita


Correspondente

GLAUCILÂNDIA - O Peti - Programa de erradicação do trabalho infantil, implantado pelo governo federal, contribui na educação de quase 200 crianças de 7 a 15 anos neste município. São 100 crianças na zona rural entre Laranjão, Tabocal, Rios das Pedras e Gameleira, e mais 100 na sede.

As crianças aprendem capoeira, artesanato, jogos educativos e, ainda, reforço escolar monitorado. Rodolfo Rodrigues dos Santos é natural de Bocaiúva, está no município há 4 meses, e é contra-mestre e professor de capoeira no Peti. Ele diz que, além de ensinar a capoeira em si, ensina-se a cultura do esporte.

- Para o aluno aprender a capoeira e estar aqui, ele tem que freqüentar a escola, ter disciplina, ter bom comportamento e não usá-la para a violência. Além disso, ajuda no desenvolvimento físico e psicológico da criança - diz o professor.

Dentro do programa há ainda vários tipos de recreação, como jogos educativos com bola, peteca e outros. Para Vinícius Henrique Felipe da Silva, que completa 8 anos em agosto, é o momento de brincar:

- Eu gosto daqui. É bom porque a gente brinca, joga bola, se diverte e malina também...

A coordenadora do programa, Mônica Cardoso dos Santos, diz que é proporcionado às crianças atividades para que elas tenham ocupem o tempo brincando.

- O propósito do programa é fazer com que as crianças vivenciem a infância de forma que fiquem afastadas da exploração do trabalho infantil - diz. 

Para fazer parte do programa é preciso que a criança se enquadre na sua perspectiva. O funcionamento é de terça a quinta, de 08 às 11 e de 13 às 16 horas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por