Tiago Severino


Correspondente






Apresentações fazem parte de intercâmbio cultural do Rotary Club


(Foto: Marcelo Garcia)



Durante os dias 21 a 24 deste mês, o coral Armonia, da cidade de Baia Mare (Romênia) estará em Pirapora, onde realizará três apresentações. A vinda do grupo faz parte de um programa do Rotary Club, que tem o objetivo de promover a troca de culturas entre povos diferentes.



O grupo tem 35 integrantes e, no repertório, canções do folclore romeno e músicas sacras. É formado pelo conjunto das seis vozes: barítono, tenor, baixo, médio, contralto e soprano.



Esta é a 4ª edição do programa, e Pirapora é a primeira cidade do país a participar.



- Nós queremos apresentar ao povo piraporense um pouco da música romena - diz Marcelo Martins Garcia, piraporense que reside na Romênia e é um dos organizadores do evento.



ATRATIVOS TURÍSTICOS



Segundo Marcelo, os integrantes do coral estão empolgados com a oportunidade de conhecer o Brasil e as riquezas naturais e artísticas locais. Está sendo elaborada uma programação com diversos atrativos turísticos para os músicos, entre eles: turismo ecológico; passeio a bordo, pelo Rio São Francisco.



As apresentações do coral acontecerão no dia 21, na igreja Santo Antônio; no dia 23, no salão nobre do colégio Santíssimo Sacramento; e no dia 24, na Casa do rotariano de Pirapora.



A Romênia fica na parte Sudeste da Europa, e tem população de 22,4 milhões de pessoas (1998), sendo o país com o maior número de ciganos do mundo: 1,5 milhão, que contribui para a construção do folclore nacional, com danças e ritmos, apesar de manter uma relação conflituosa com a maioria dos romenos.



A maioria da população é formada por cristãos ortodoxos de origem eslava. Os romenos são o único povo de língua neolatina no Leste europeu, uma herança da dominação romana, que também originou o nome do país, que significa terra dos romanos.