Concurso vai definir qual o melhor queijo mineiro artesanal

A resposta virá do concurso estadual, cujas inscrições vão até 6 de novembro

Da Redação*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
21/10/2020 às 23:46.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:51
 (Tereza Boari)

(Tereza Boari)

Produtores de todo o Estado têm até 6 de novembro para se inscreverem no Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. Para participar, é preciso entregar as fichas preenchidas nos escritórios locais da Emater-MG, no município em que o queijo é produzido. O regulamento e a ficha de inscrição estão publicados no site da empresa: www.emater.mg.gov.br.

O concurso é promovido anualmente pela Emater-MG. O objetivo é estimular a produção de queijos de qualidade, promover a divulgação entre consumidores e incentivar a legalização de queijarias.

A edição de 2020 presta homenagem aos 300 anos de Minas, Estado que possui sete regiões caracterizadas e reconhecidas como produtoras de Queijo Minas Artesanal. São elas: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

“A agenda do queijo faz parte do dia a dia dos trabalhos da Emater. E o concurso valoriza o produtor”, destacou o presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza. 

A competição vai premiar os cinco primeiros colocados. Os queijos serão avaliados em sabor, textura, aroma, apresentação, cor e consistência, por um júri qualificado, formado por estudiosos da produção queijeira e profissionais experientes na área.

O concurso é válido para produtores de todo o Estado, desde que legalizados junto ao IMA ou ao Serviço de Inspeção Municipal e/ou Consórcio Regional de Inspeção, desde que o município onde está a propriedade faça parte de uma das sete regiões caracterizadas.

*Com Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por