Tiago Severino


Correspondente



PIRAPORA  - Esta cidade acaba de ganhar o 2º Concurso internacional de cidades saudáveis 2005. O prêmio foi na categoria Meio ambiente urbano, pelo trabalho desenvolvido no programa de coleta seletiva do município, que integra 25 famílias em uma associação, gerando uma renda de aproximadamente R$ 180 mensais para cada uma delas, além de contribuir com a redução dos lixões.



Apenas três cidades brasileiras ganharam o concurso neste ano: Belo Horizonte, na categoria Mobilidade e transporte; Recife, em Atividade física; e Pirapora, sendo a primeira no Brasil a ganhar no quesito Meio ambiente.



Pirapora concorreu com 13 cidades de seis países, incluindo BH e Joinvile. Mas acabou se classificando para a final e ganhou de duas cidades argentinas. A entrega do prêmio será em Bogotá – Colômbia em data a ser definida.



O concurso é promovido pela Organização Cidade humana, de Bogotá, e tem o apoio da Opas - Organização pan americana de saúde e a da União internacional de gestão urbana.



- Antes, nós éramos referência regional, agora somos referência nacional - ressalta a coordenadora do programa, Maria do Socorro Magalhães de Souza.



Para ela, mais do que simples catadores, as pessoas envolvidas no recolhimento e separação do lixo são agentes ambientais, com a função de contribuir para a melhoria da qualidade de vida no município.