Caravana da ação ambiental no combate a queimadas

Jornal O Norte
22/09/2005 às 11:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

Paulo Brandão


Correspondente

BOCAIÚVA - As constantes queimadas e os desmatamentos irregulares se tornaram uma preocupação para os órgãos ambientais. A caça e pesca predatória e destruição da mata nativa, principalmente do cerrado na região tem chamado atenção de todos para uma rápida mobilização. Para conter todos estes desequilíbrios ecológicos, técnicos do Instituto estadual de florestas, polícia ambiental, prefeitura de Bocaiúva, Corpo de bombeiros de Montes Claros, 55º Batalhão de infantaria e a Cemig realizaram, nesta cidade, a Caravana de ação ambiental, no sábado,17, na Praça Governador Benedito Valadares.

Durante o período diurno, aconteceram atividades educativas e informativas sobre a prevenção de incêndios florestais, exposições de materiais e estandes para atendimento e orientação ao público quanto à liberação de avisos, queima controlada e  a confecção de carteira de pesca amadora. Nos estandes do IEF foram distribuídas várias mudas de árvores nativas. Já no do Corpo de bombeiros e da polícia ambiental houve exposições de vídeos educativos e demonstradas algumas medidas e estratégias de combate a incêndios.

MÚSICA E TEATRO

A noite foi marcada por várias apresentações teatrais e musicais, que incluíram repertórios dos alunos do anexo do Conservatório de música Lorenzo Fernandez, artistas locais e show da Caravana de Saulo Laranjeira.

A Caravana de ação ambiental faz parte das atividades do Programa de prevenção e combate a incêndios florestais – conhecido como Previncêndio - do IEF, que é executado em parceria com a Cemig, polícia militar e Corregedoria da Defesa Civil, que constituem a força tarefa  de combate aos incêndios. De maio a outubro, meses de escassez de chuva, a vigilância é redobrada, principalmente no entorno  das unidades de conservação do estado. 

O Previncêndio executa diversas ações efetivas para prevenção e combate a incêndios florestais, áreas de unidades de conservação, preservação permanente e os remanescentes nativos de relevante interesse ambiental no estado. São elas: envolvimento voluntário das comunidades e empresas situadas no entorno das unidades de conservação, intensificação das operações de fiscalização; montagem de projetos da rede de radiocomunicação; operacionalização das torres de observação instaladas; estreitamento das parcerias com a polícia militar, Corpo de bombeiros e as prefeituras.

NO AEROPORTO

A base operacional do Previncêndio foi inaugurada recentemente no aeroporto de Curvelo, que visa dinamizar o trabalho de combate ao fogo em todo o estado. Localizado no centro geográfico de Minas, a base permitirá que as equipes e aeronaves cheguem a locais de incêndio em até duas horas, otimizando o trabalho.

De acordo com o gerente do IEF - núcleo Bocaiúva, Antônio César da Cruz, na base funcional do Previncêndio há uma central de monitoramento por satélite de focos de calor e uma central de atendimento do telefone para alerta de incêndios florestais (0800 28 32323). Três vezes por dia (às 10 horas, 15h, e às 3 da manhã) este satélite faz a vistoria de todo o estado para identificar os possíveis pontos de ocorrência de focos de queimadas e incêndios.

Nos últimos 30 dias, a região de Bocaiúva registrou aproximadamente 50 focos. A área que compreende a regional de Montes Claros, com 14 municípios registrou 300. A principal preocupação do IEF é com as unidades de conservação, onde está inserido o parque estadual de Grão Mogol.

- Alertamos sempre aos produtores rurais sobre os risco de incêndios nesta época do ano. Para se ter idéia a cada hectare que se queima é liberado uma quantidade de 2 mil toneladas de gás carbônico. No Norte de Minas foram queimados 600 hectares em apenas um mês - finalizou Antônio César.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por