Capacitação visa coibir comércio ilegal de carne

Formação é desdobramento de operações deflagradas há dois anos

Christine Antonini Repórter
O Norte Montes Claros
28/02/2020 às 08:09.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:47
 (MAURICIO VIEIRA/JORNAL HOJE EM DIA)

(MAURICIO VIEIRA/JORNAL HOJE EM DIA)

Nova etapa na luta contra a venda clandestina de carne bovina na região do Norte de Minas. Depois das diversas operações de apreensão de produto impróprio para consumo realizadas no ano passado, agora é hora de treinar os profissionais que atuam no setor. Entre os objetivos, orientar sobre o manuseio correto dos alimentos e mostrar todas as implicações do comércio ilegal.

O curso de capaci-tação é um desdobramento da Operação Carne Segura. Será ministrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do Procon-MG, da Vigilância Sanitária Municipal e do Procon de Montes Claros. As aulas iniciam em 2 de março e encerram em 23 de maio, no auditório da antiga Câmara Municipal de Montes Claros. 

Serão mil participantes divididos em sete turmas –o investimento individual é de R$ 70. A formação tem como público-alvo, por exemplo, manipuladores de alimentos em estabelecimentos varejistas de carne. 
 
RECORDE
A Operação Carne Segura foi deflagrada pelo Ministério Público. Já foram seis fases nos últimos dois anos para coibir o abate e venda irregular de carne bovina em açougues e mercados da região. 

A maior apreensão de produto impróprio para consumo foi realizada em agosto do ano passado: 660 quilos de carne bovina e suína de origem clandestina, oriunda de abatedouros e frigoríficos não fiscalizados pelas autoridades sanitárias. A apreensão foi resultado de ação conjunta entre MP, Procon e outros órgãos parceiros com o intuito de garantir ao consumidor da região produtos inspecionados adequadamente e devidamente manipulados em açougues, mercearias e supermercados – também regularmente fiscalizados. 

Durante a operação foram fiscalizados 74 estabelecimentos, cinco processos administrativos instaurados e três pessoas detidas. 
 
SALDO POSITIVO
O coordenador Regional de Defesa do Consumidor de Montes Claros, promotor Felipe Caires, explicou que, segundo o artigo 16 da Resolução 6693/2019 da SES-MG, todo comércio varejista de carne deve possuir responsável técnico com capacitação para manipulação de alimentos. 

“Este curso é uma oportunidade para qualificação de referidos profissionais na região norte-mineira, onde municípios como Montes Claros e Mirabela são conhecidos pelo sabor da carne de sol que produzem”, comentou o promotor.

Segundo ele, a Operação Carne Segura diminuiu consideravelmente o comércio de carne de origem clandestina em Montes Claros e em Mirabela, colaborando para proteger a saúde dos consumidores de contaminações físico-químicas e de zoonoses.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por