Tiago Severino


Correspondente





PIRAPORA
- Na última sexta-feira, 26, aconteceu em Pirapora o lançamento oficial da ACVMESF - Associação de câmaras de vereadores do Médio São Francisco, que engloba as câmaras da microrregião de Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Ibiaí, Jequitaí, Lagoa dos Patos, São Romão e Santa Fé. Cada uma das cidades tem dois representantes na diretoria.





Na ocasião foi inaugurada a sede da ACVMESF, bem como a posse da primeira diretoria e aprovação do estatuto da associação. O objetivo é fortalecer o legislativo microrregional em busca de recursos para o desenvolvimento dos municípios. Entre os projetos iniciais a serem trabalhados estão os programas Luz para todos e Clarear, em que os vereadores devem envidar esforços para cobrar a implantação do governo federal.


 





Vereador Athos Mameluque discursa em apoio à criação da associação


(Foto: Tiago Severino)







CURSOS E ASSESSORIA







Segundo Esmeraldo Pereira, presidente da câmara de Pirapora, a associação irá promover cursos, seminários para os vereadores e também assessoria jurídica e econômica para as câmaras filiadas.





- A união marca um novo rumo, uma nova política regional - ressalta Esmeraldo que, na ocasião, foi eleito presidente da associação, tendo os vereadores Antônio Guedes, da cidade de São Romão, como vice-presidente, e Hélio Ribeiro Oliveira como 2º vice-presidente.





- O caminho é este: organizar e unir as câmaras da região e promover a modernização do legislativo - afirma Warmillon Fonseca Braga, prefeito de Pirapora.





INTERLEGIS





Ele se referia ao convênio firmado com a Interlegis (Legislativos integrados pela internet), que tem a função de conectar as câmaras à internet e apoiar o trabalho do legislativo. Pirapora era a única cidade da região que tinha essa parceria e, com a criação desse associativismo, todos os filiados à associação receberam um computador.





- A câmara está percebendo que é a força motriz da política brasileira – diz Telma América, coordenadora do programa Interlegis, que garante às câmaras cursos, palestras, seminários e doação de equipamentos sem nenhum custo ao município.





Segundo Atos Mameluque, vereador de Montes Claros, o presidente da câmara de Janaúba está formando uma associação e hipoteca total apoio à ACVMESF.





- Provém do legislativo a força de apoiar o povo e agora está sendo dada a pluralidade e universalidade para as câmaras - diz Cleuber Carneiro, deputado federal.