Somente dez dos 853 municípios mineiros não registraram nenhum caso de Covid-19. Dentre eles, há uma cidade norte-mineira. Botumirim, com apenas 6.319 habitantes, conseguiu manter o vírus afastado mesmo após seis meses de pandemia.

O levantamento faz parte do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (21). O documento revela ainda que mortes provocadas pela doença já foram atestadas em 573 cidades, ou seja, 67% dos 853 municípios de Minas.

Todas as cidades sem notificações do novo coronavírus têm menos de 10 mil habitantes, sendo Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, a maior delas, com 9.222 moradores.

A prefeita de Botumirim, Ana Pereira Neta, a Naninha (PTC), afirma que a cidade só se mantém sem o vírus graças à ajuda da população, que seguiu as determinações do município. “Nós fechamos os quatro cantos da cidade com barreiras sanitárias: a entrada principal, a saída para Adão Colares, o povoado de Canta Galo e o distrito de Santa Cruz. Além disso, um comitê formado por membros da comunidade, Polícia Militar, profissionais da saúde, comerciantes e membros da prefeitura se reúne mensalmente para debater medidas necessárias para a cidade. Mantemos também ações de conscientização e fornecimento de álcool em gel”, pontua Naninha.

Segundo a gestora, além das barreiras sanitárias e a paralisação do turismo, foram tomadas medidas mais pesadas para evitar a contaminação. “Foi a paralisação da feira livre e o funcionamento dos comércios até 21h. Entretanto, na última semana flexibilizamos, por decreto, o funcionamento até as 23h e a volta da feira livre com número reduzido de pessoas. Encontros em grupo também passaram de 13 para 30 pessoas”, explica a prefeita.

TURISMO
Botumirim guarda inúmeras belezas naturais, que no momento não podem ser exploradas pelos visitantes. São serras, campinas, cachoeiras, trilhas para caminhadas e cavalgadas e sítios arqueológicos com pinturas rupestres. Destaque para a Cachoeira Quatro Oitavas e as pinturas rupestres no abrigo do Bugre. Os espaços favorecem a prática de ecoturismo, com esportes de aventura, como rafting, trekking, caminhadas em trilhas.

Cidades mineiras que barraram a Covid

Aracitaba: 2.057 habitantes
Botumirim: 6.319 habitantes
Camacho: 2.901 habitantes
Cedro do Abaeté: 1.164 habitantes
Coronel Murta: 9.222 habitantes
Pedro Teixeira: 1.807 habitantes
Queluzito: 1.939 habitantes
Santana do Garambéu: 2.458 habitantes
São Thomé das Letras: 7.089 habitantes
Veredinha: 5.720 habitantes

*Colaborou Carlos Castro