Botumirim está entre as 3 cidades livres da Covid

Estado registrou leve alta nas notificações na semana passada

Anderson Rocha E Renata Evangelista
Hoje em Dia - Belo Horizonte
29/09/2020 às 08:05.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:40
 (Eduardo Gomes/Divulgação)

(Eduardo Gomes/Divulgação)

Em pouco mais de seis meses de pandemia, o novo coronavírus se alastrou por Minas. Hoje, apenas três municípios estão sem registros da doença: Botumirim, no Norte de Minas, e Cedro do Abaeté e Queluzito, na região Central. Juntas, as três localidades somam 9.422 moradores.

O NORTE já havia mostrado, no último dia 22, que Botumirim estava entre as dez cidades livres do coronavírus. Agora, o município se mostra ainda mais resistente, ficando apenas entre as três imunes ao vírus, de um total de 853 cidades no Estado.

Botumirim possui 6.319 habitantes. Na semana passada, a prefeita da cidade, Ana Pereira Neta, a Naninha (PTC),havia dito que a cidade só se mantém sem o vírus graças à ajuda da população, que seguiu as determinações do município. As entradas do município foram fechadas com barreiras sanitárias e o comércio só voltou a funcionar na última semana, mas com regras rígidas. O turismo continua suspenso.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Covid-19 já provocou mortes em 596 cidades. No total, Minas tem 290.137 infectados e 7.240 óbitos em decorrência do vírus. Dos contaminados, 254.967 são considerados recuperados.

AUMENTO
O governo de Minas informou, nesta segunda-feira (28), que identificou um “discreto” aumento na ocupação de leitos e em exames positivos de Covid-19 no Estado na semana passada. Apesar disso, a administração estadual declarou que os números devem cair nesta semana.

“O que nós vimos foi que na semana passada nós tivemos um discreto aumento da ocupação dos leitos e da positividade dos exames. Isso aconteceu em todas as regiões do Estado e parece que, nesta semana, nós já começaremos a cair novamente”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. 

Segundo o gestor, o crescimento é avaliado diariamente, mas não representa grande preocupação, pois o que é prioritariamente levado em conta pela equipe da SES-MG é a tendência, de forma geral, dos diversos indicadores registrados nas macro e microrregiões de saúde.

“Mudanças muito isoladas, exceto se elas forem extremamente abruptas, nós não valorizamos porque elas podem trazer muitas variáveis que, muitas vezes, não nos dizem o que está acontecendo e fica frágil essa interpretação”, declarou.

Conforme Amaral, a tendência no Estado na atualidade não tem mostrado um caminho de piora dos índices de combate à doença em Minas.

Também nesta data, o Estado tem 851 pessoas internadas em leitos de terapia intensiva com suspeita ou confirmação da enfermidade – o que representa uma ocupação de 21,48% dos leitos próprios para esta finalidade.

Já as vagas de enfermaria estão em uso por 1.448 pacientes que tiveram a Covid confirmada ou estão em investigação para a doença. O número representa uma ocupação 6,87% das unidades clínicas. Ao todo, o Estado tem 21.062 leitos de enfermaria e 3.961 leitos de UTI.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por