Paulo Brandão


Correspondente



BOCAIÚVA - No final do mês de julho, os adolescentes de Bocaiúva Jairo José Pimenta Silva (Júnior), Marcos Vinícius Silva (Marcão), Lucas Eduardo Rodrigues Vieira (Duda) e outros 14 de Montes Claros participaram de um campeonato europeu de futebol, na cidade de Hillerod, 15 km da capital dinamarquesa, Copenhague. Cerca de 20 países participaram do torneio nas categorias categoria infanto-juvenil, sendo as modalidades masculina e feminina.



Todo o ano são convidados jogadores para ser formada a seleção brasileira. Durante alguns meses, diversos clubes e escolinhas de futebol de Moc e algumas cidades do Norte de Minas receberam visitas de técnicos da empresa Novo Nordisk, responsável pelo patrocínio e seleção dos atletas. Então, 17 dos 24 jogadores do Novo Clube foram selecionados para disputar o torneio europeu.



Por quatro meses, os jovens jogadores treinaram intensamente, sob a coordenação do técnico João Amador. Para o bom desempenho enfrentaram uma bateria de exames que envolvia: testes físicos, psicológicos e avaliações médicas. Para conseguirem uma vaga na semifinal e conseqüentemente não serem eliminados, os brasileiros teriam que vencer os quatro primeiros jogos. Inicialmente, eles não tiveram dificuldades.



O primeiro país foi a Suécia e o Novo Clube venceu por 1x0, sendo o gol marcado por Duda. A segunda disputa foi com a Turquia e novamente os brasileiros conseguiram marcar dois gols. Os dois últimos jogos foram disputados com a Dinamarca (8x1) e Filipinas (4x0). Finalmente, eles se classificaram para a semifinal e jogaram contra a Inglaterra, vencendo os ingleses por 1x0.



No sábado, o Novo Clube enfrentou a Holanda e, com um gol de Duda, encerrou a partida e venceram o tão esperado campeonato europeu. 



De acordo com Júnior e Duda, eles já estão se preparando para o campeonato do ano que vem, uma vez que depende do desempenho e de cada um dos integrantes do Novo Clube.