Berizal homenageia mãe de Lula

Jornal O Norte
20/12/2005 às 11:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

A barragem de Berizal, que está sendo construída pelo Dnocs – Departamento nacional de obras contra a seca no rio Pardo, entre os municípios de Berizal e Taiobeiras será denominada Barragem Eurídice Ferreira de Melo - Dona Lindu, conforme proposta do prefeito José Augusto Mota Filho, que encaminhou projeto à câmara municipal para prestar esta homenagem. A decisão foi tomada depois de conversações realizadas em Brasília.

A barragem começou a ser construída em 1997 e irrigará 10 mil hectares, transformando a micro-região do Alto Rio Pardo. O Dnocs pretende colocar no orçamento de 2006, R$ 20 milhões para conclusão das obras.

O prefeito José Augusto Mota Filho explica que teve acesso à história de Dona Lindu e ficou impressionado com sua luta como viúva da seca, enfrentando todas dificuldades, o sofrimento causado pelo flagelo da seca.

- A Barragem de Berizal tem história semelhante, pois nosso maior desafio é enfrentar os problemas causados pela seca. Todos os anos, o rio Pardo é cortado no segundo semestre, por causa da degradação ambiental e os efeitos da seca, deixando várias famílias sem água até para consumo humano. A Barragem será a redenção de Berizal e do Alto Rio Pardo - explica o prefeito.

HOMENAGEM ÀS SERTANEJAS

Ainda segundo o prefeito, a história conta que na sua viagem de Garanhuns para São Paulo, fugindo do flagelo da seca, Lula passou sobre o rio Pardo. Ele acrescenta que o projeto de lei é o primeiro passo para prestar esta homenagem à mãe do presidente da República, lembrando que, em seguida à sua aprovação pelo legislativo o deputado federal Aracely de Paula, majoritário em Berizal, será acionado para entrar com a proposta no congresso nacional.

- A história de Dona Lindu é similar a de tantas outras sertanejas do Norte de Minas. Ao prestarmos homenagem a ela, estamos homenageando as nossas conterrâneas e ainda estimulando as nossas mulheres a acreditarem em Deus e lutarem para se tornarem vitoriosas na vida, como é a trajetória de Dona Lindú - justifica o prefeito.

A BARRAGEM

A barragem de Berizal terá um lago com 42 quilômetros de extensão e armazenará 330 milhões de metros cúbicos de água, beneficiando os municípios de Berizal, Taiobeiras, Indaiabira, São João do Paraíso, Ninheira e Rio Pardo de Minas e, além de perenizar o rio, ainda permitirá a irrigação.

Desde 1996 que a Amams – Associação dos municípios da área mineira da Sudene apresentou o projeto ao governo federal para construção da barragem, cujos serviços foram iniciados em 1997. No dia 02 de julho de 2001 o Conselho de política ambiental de Minas Gerais embargou as obras, mas em março deste ano permitiu que fossem realizados serviços de correção e conservação dos trechos executados.

Dias atrás, durante reunião da Comissão de Meio Ambiente, da assembléia legislativa de Minas Gerais foi celebrado acordo entre o Dnocs e Copam-MG para resolver o problema do assentamento das famílias a serem atingidas e permitir o fim do embargo das obras.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por