Bases móveis e blindados no interior

Reforço na segurança começa a partir da próxima semana

Mariana Durães
Hoje em Dia - Belo Horizonte
14/09/2018 às 06:40.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:26
 (Lucas Prates – 23/01/2017)

(Lucas Prates – 23/01/2017)

Modelo de segurança já adotado em Belo Horizonte, as bases comunitárias da Polícia Militar serão implantadas na região metropolitana e no interior de Minas a partir da semana que vem.

Além de 120 veículos do tipo, a PM testa, no Sul do Estado, viatura blindada para combater explosões a caixas eletrônicos.

O direcionamento das bases móveis será realizado de acordo com o porte da cidade, concentração de pessoas e fluxo de automóveis.

“Serão 106 unidades distribuídas nesses municípios. As demais são de reserva para eventuais manutenções”, explicou o coronel Helbert Figueiró, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais.

Já para atuar na repressão de crimes contra instituições financeiras, com o envolvimento de explosivos, carros de grande porte com carroceria blindada serão posicionados em pontos estratégicos.

“O veículo está em teste desde a semana passada na região de Poços de Caldas (Sul) e vai percorrer algumas áreas, em um teste de adaptação da tecnologia”, detalhou Figueiró.

Os automóveis atuarão em localidades com maior número de casos de explosão a caixas eletrônicos. Conforme a corporação, eles estarão nas ruas diariamente. Cada carro tem custo aproximado de R$ 340 mil.

Segundo o governador Fernando Pimentel, a Polícia Militar está autorizada a adquirir 20 viaturas do tipo para o trabalho de prevenção, combate e cerco a essas ocorrências. O projeto deve girar em torno de R$ 7 milhões.
 
CRIMES
O reforço foi anunciado nesta semana após reunião de Pimentel com o Comitê de Segurança Pública. No encontro, foram analisados dados de crimes ocorridos de janeiro a agosto deste ano, comparados a igual período de 2017.

De acordo com o levantamento, dez dos 12 delitos monitorados registraram queda. “Diminuíram, inclusive, os crimes violentos, como homicídio e roubo. Explosões a caixas eletrônicos caíram cerca de 50% em relação a 2017”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes. Para ele, o recuo é atribuído à integração entre as forças de segurança, repressão qualificada e proteção social.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por