Baixas temperaturas dos últimos dias exigem cuidado redobrado na prevenção contra a Covid

Da Redação*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/08/2020 às 09:27.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:23
 (MAURICIO VIEIRA/JORNAL HOJE EM DIA)

(MAURICIO VIEIRA/JORNAL HOJE EM DIA)

As baixas temperaturas registradas recentemente em Minas Gerais podem favorecer o aumento da transmissão da Covid-19. O alerta foi dado ontem pelo governo do Estado, que ressaltou que, no inverno, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, com certa aglomeração, e com circulação de ar reduzida devido à friagem.

Em Montes Claros, por exemplo, o mês de agosto está bem diferente. “Os montes-clarenses estão vivendo um período de temperatura atípico dos últimos anos. Agosto na nossa cidade é sempre quente e de ventos e sol fortes. Ma o sol agora está frio e as noites ainda mais”, explica Renan Lauton, do setor meteorológico da Unimontes. 

Além disso, ele ressalta que há ocorrências de dias muito quentes, com termômetros chegando a 38 graus, e madrugadas muito frias, na marca dos 10 graus , como foi no último domingo. Essa variação gigantesca da temperatura favorece ainda mais os problemas de saúde, principalmente os respiratórios.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, reforçou a importância das medidas de prevenção à Covid-19. É fundamental que a população mantenha distância mínima de um metro em lugares públicos e em momentos de convívio social, além de não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara com as mãos não higienizadas.

Também é essencial lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão — ou realizar a higienização com álcool em gel 70%.

Amaral destacou que o processo de conscientização desenvolvido para prevenir a Covid-19 em Minas Gerais também auxilia no combate a outras doenças respiratórias. 

“Este ano é atípico, pois a sociedade está muito sensibilizada quanto à necessidade de adoção de cuidados pessoais e à prevenção da transmissão de vírus via aérea. Nós já temos conhecimento prévio de que aglomeração vinculada ao frio aumenta a possibilidade de transmissão de doenças”, explicou.

BALANÇO
Montes Claros registrou ontem mais 133 casos de Covid-19, totalizando 4.734 confirmações desde o início da pandemia. Uma nova morte foi confirmada, subindo para 72 o número de vítimas fatais do coronavírus na cidade.

No Estado, são 198.736 casos confirmados e 4.847 mortes.

*Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por