Assembléia Legislativa homenageia Unimontes pelos 15 anos como universidade pública

Jornal O Norte
20/09/2005 às 10:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais, atendendo requerimento de autoria do deputado Gil Pereira (PP) realiza, nesta próxima segunda-feira (26/09), às 20 horas, sessão solene em homenagem à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), pela comemoração dos 15 anos como universidade pública estadual.  Transformada pela Constituição Estadual de 1989 em autarquia, tendo sucedido a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), a Unimontes somente foi efetivamente incorporada como instituição vinculada ao Poder Executivo Estadual em 24 de setembro de 1990 através do Decreto nº 31.840, com a aprovação dos seus estatutos.

Para o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, “a iniciativa da sessão solene confirma o apreço e o reconhecimento da Assembléia Legislativa em relação a Unimontes, mesmo porque a transformação da antiga FUNM em instituição pública foi fruto da solidariedade e do descortino dos constituintes mineiros”. Ainda de acordo com o reitor, “apesar das dificuldades ou das restrições, existem, ao nosso ver, motivos de sobra para comemorarmos o fato de a Universidade ser hoje pública e estadual, pois os avanços registrados ao longo desse tempo falam por si só e são incontestáveis”.

A ‘ESTADUALIZAÇÃO’

– Resultante de um movimento que envolveu todas as lideranças regionais, com ampla participação da comunidade acadêmica, a ‘estadualização’ da Unimontes foi viabilizada através da Constituição Mineira (promulgada em 21/09/1989) que, no parágrafo 3º do artigo 82 do Ato das Disposições Transitórias, estabeleceu a transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior em autarquia de regime especial com a denominação de Universidade Estadual de Montes Claros. Através do Decreto nº 30.971, de 09/03/90, atendendo ao dispositivo constitucional, era oficialmente criada a Unimontes, cuja implantação definitiva ocorre, em seguida, com a aprovação dos seus estatutos, através do Decreto nº 31.840, de 24 de setembro daquele mesmo ano.

Na verdade, a Unimontes representa uma história de 43 anos de ensino superior em Montes Claros e nas regiões do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em razão de ser sucessora da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), instituída através da Lei Estadual nº 2.615, de 24/05/1962 (de autoria do ex-deputado Cícero Dumont) e sancionada pelo então governador Magalhães Pinto.

DADOS SIGNIFICATIVOS

A Universidade Estadual de Montes Claros tem se destacado nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e a prestação de serviços à comunidade. Atualmente, a Universidade conta com 8.336 alunos matriculados em 55 cursos regulares de graduação, oferecidos em seu campus-sede em Montes Claros e em nove outros ‘campi’: Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Januária, Janaúba, Pirapora, Paracatu/Unaí, Salinas e São Francisco. Mantém, ainda, o núcleo de Joaíma, no Vale do Jequitinhonha (onde é oferecido o curso regular de licenciatura plena em Pedagogia).

Por intermédio do curso Normal Superior (formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental), instalado em 49 núcleos em diversas regiões do Estado, estão sendo atendidos 300 municípios mineiros, sendo que, apenas no período de 2002 a agosto de 2005, já haviam sido graduados 10 mil professores da rede pública e municipal.  O curso Normal Superior (modular) é oferecido em parceria com prefeituras, associações comunitárias e a Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), permitindo a melhoria da qualidade da educação básica.

A Unimontes se destaca também pela prestação de serviços à comunidade. O Hospital Universitário Clemente de Faria assiste toda a população do Norte de Minas, do Vale do Jequitinhonha e até do Sul da Bahia, com mais de 300 mil procedimentos médico-hospitalares por ano. Os serviços são totalmente gratuitos e bancados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A qualidade no atendimento do HUCF é reconhecida com os títulos de “Maternidade Segura” e “Hospital Amigo da Criança”. Podem ser destacados, também, entre outros, os projetos de extensão voltados para a comunidade como o Serviço de Assistência Judiciária (SAJ), “Unimontes Solidária” e o “Uniarte”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por