Amams debate exploração de petróleo e gás no Norte de Minas

Jornal O Norte
13/09/2005 às 10:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

A exploração de petróleo e gás natural no Norte de Minas, especificamente no Vale do São Francisco, será discutida nesta terça-feira, 13, a partir das 14 horas, no auditório da Amams- Associação dos municípios da área mineira da Sudene, tendo como novidade a participação do empresário Levínio Cunha Castilho, da Brain engenharia e tecnologia, que se manifestou interessado em explorar as reservas existentes principalmente na área licitada pela ANP - Agência nacional de petróleo. Pela primeira vez, o referido empresário vem discutir com as lideranças da região. A secretária estadual de Desenvolvimento do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Elbe Brandão, além dos dirigentes da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico deverão estar presentes no evento.

REDENÇÃO ECONÔMICA

O presidente da Amams, Valmir Morais de Sá, explica que a comprovação da existência da reservas de petróleo e gás natural representaria a redenção econômica do Norte de Minas, pois abre perspectivas para reformulação sócio-econômica regional. Ele lembra que, no início deste ano, foi procurado pelo empresário Edgar Pereira Filho, que mostrou estudos realizados pelo ex-deputado Genival Tourinho sobre esse tema e solicitou a mobilização da Amams para viabilizar o projeto.

- Estamos abrindo espaço para Levínio Cunha Castilho e Genival Tourinho apresentarem os seus estudos e, quem sabe, darmos um novo passo para transformar a região – explica o presidente Valmir Morais.

Faz mais de 30 anos que o Norte de Minas sempre luta para a exploração de petróleo e gás natural em seu território, com base em emanações do gás natural em pontos da Bacia do São Francisco, como em Montalvânia e Remanso do Fogo. Porém, a Petrobras alegou que a quantidade de produto na reserva não interessava, pois era pequena para ser explorada pelas grandes multinacionais do setor. Diante da pressão das lideranças, inclusive da Amams, em 1988 o governo colocou a área em licitação, mas nenhuma empresa se interessou em explorar as reservas.

Neste ano, a ANP colocou a área em licitação e, com o interesse do governador Aécio Neves em viabilizar esse projeto, surgiu a empresa Brain engenharia, que oferecerá lance na licitação a ser realizada em outubro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por