Os proprietários rurais que fizeram o Cadastramento Ambiental Rural (CAR) no mutirão promovido em outubro de 2019, em Montes Claros, já podem retirar os certificados na sede do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, localizada no Parque de Exposições João Alencar Athayde.
 
O mutirão do CAR atendeu, gratuitamente, 180 pequenos agricultores que ainda não haviam cadastrado suas propriedades rurais. Iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Emater/MG, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), teve o apoio em Montes Claros do Sindicato dos Produtores Rurais, que cedeu espaço para o atendimento da empresa contratada.
 
É considerado pequeno agricultor aquele que possui até quatro módulos fiscais que, na cidade, tem a área de até 160 hectares. “Devido ao plano de enfrentamento ao novo coronavírus, orientamos os produtores atendidos para que procurem o Sindicato Rural usando máscara de proteção, e respeitem as orientações de distanciamento”, informa o presidente da entidade, José Avelino Pereira Neto.
 
CAR
O CAR é uma ferramenta estratégica de planejamento territorial e é obrigatório para todos os imóveis rurais. A finalidade é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.