Com a participação de 28 acadêmicos, dos 8ª e 9ª períodos do curso de Odontologia, a Universidade Estadual de Montes Claros está atuando como um das parceiras do Governo do Estado no programa “Sorriso no Campo”, visando levar o atendimento dentário gratuito aos moradores da zona rural nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano em Minas Gerais. Os trabalhos tiveram início nessa segunda-feira (05/07) e serão concluídos no próximo dia 15, sendo coordenados pela Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG) e Sistema Fiemg.



Nesse período, dois acadêmicos estarão atuando em cada um dos 14 municípios relacionados, sendo supervisionados pelos professores responsáveis pelos estágios. “É um programa que busca a melhoria da saúde bucal da população residente na zona rural dos municípios na área de abrangência do Idene, através de ações preventivas e de promoção da saúde bucal”, avalia a professora Jussara Melo, coordenadora do programa “Sorriso no Campo” no âmbito da Unimontes.



Os municípios participantes desta etapa do programa foram previamente selecionados e os acadêmicos da Unimontes atuam como estagiários durante o período de férias, em janeiro e julho. “Esse é um trabalho de inclusão social”, acrescenta a professora Jussara Melo.



Estarão sendo atendidos, neste mês, os municípios de Capitão Enéas, Coração de Jesus, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Guaraciama, Japonvar, Nova Porteirinha, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Porteirinha, Serranópolis de Minas, São João da Ponte, São João da Lagoa, Montes Claros.