Ações pelo ‘Velho Chico’ e o desenvolvimento regional

Codevasf realiza mostra em Brasília para apresentar projetos que melhoram vida de comunidades pela agricultura irrigada e revitalização do rio da integração nacional

Manoel Freitas
O Norte - Montes Claros
14/11/2018 às 05:58.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:49
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

Bacias que ganham vida com ações de conscientização ambiental, projetos de irrigação que levam para o Norte de Minas o cultivo de frutas que mudam a vida de várias pessoas – como uvas que se transformam em vinhos especiais – e que nunca se imaginou ver crescer em região árida. Esses são apenas alguns resultados da atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em agricultura irrigada, segurança hídrica e economia sustentável.

Os temas, assim como a revitalização do rio São Francisco, foram tratados ontem na mostra “Codevasf no Desenvolvimento Regional”, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O presidente da companhia, Avelino Neiva, destacou o papel da empresa no desenvolvimento regional, cumprindo a missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.

“Com nosso trabalho, tornamos produtivas regiões historicamente carentes, contando com o importante recurso oriundo de emendas parlamentares nas mais diversas ações da empresa”.

Neiva destacou o desafio da Codevasf como Operadora Federal do Projeto de Integração do São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). “Não tenho dúvidas que a companhia terá um papel primordial para ajudar a resolver o problema da escassez hídrica no Nordeste com a atuação neste grandioso projeto”, concluiu.

No ano passado, a empresa aplicou cerca de R$ 827,2 milhões em vários projetos. No hall do auditório, os visitantes puderam conferir exposição com produtos de associações apoiadas pela empresa e frutas cultivadas nos perímetros públicos de irrigação administrados pela Codevasf.

A deputada federal Raquel Muniz (PSD), membro da Comissão de Transposição do Rio São Francisco e presidente da Comissão da Situação Hídrica dos Municípios de Minas Gerais, integrou a mesa de honra e salientou que a revitalização do chamado Velho Chico “sempre foi uma luta nossa, porque até mesmo para que a transposição ocorra, é preciso ter água no Velho Chico, daí a importância de nossa parceria com a Codevasf”.
 
NASCENTES
Segundo a parlamentar, “com o apoio da Codevasf, foi possível desenvolver ações de revitalização e recuperação de nascentes que, ao final, são as águas que alimentam os nossos rios”. Raquel Muniz reforçou que o trabalho na comissão e junto à empresa possibilitou o desenvolvimento de ações de esgotamento sanitário em diversos municípios mineiros.

“Isso evitou que o esgoto fosse lançando nos rios, ou seja, uma parceria produtiva, na qual conseguimos atrair a atenção do governo federal para a importância da revitalização. Pequenas vitórias que, ao final, fazem diferença”.

A parlamentar frisou que tem se empenhado no sentido de apoiar todas as ações dos Comitês de Bacias Hidrográficas e junto aos ministérios da Integração Nacional e de Minas e Energia, do qual faz parte o Projeto Novo Chico.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por