Água potável será garantida

Comunidades rurais terão dessalinizadores, beneficiando 30 mil pessoas no Estado

Christine Antonini Repórter
O Norte Montes Claros
Publicado em 25/02/2020 às 08:54.Atualizado em 27/10/2021 às 02:45.
 (MANOEL FREITAS)
(MANOEL FREITAS)

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) já começou as ações do Programa Água Doce (PAD), iniciativa que prevê a instalação de dessalinizadores em 69 localidades rurais do semiárido mineiro, com a finalidade de tornar a água própria ao consumo humano e a usos diversos, beneficiando diretamente cerca de 30 mil pessoas na região. Dos municípios que receberão o programa, 56 ficam no Norte de Minas.

O objetivo do PAD é levar água potável às comunidades rurais afetadas pela seca nos últimos dois anos. Para isso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) transformará água imprópria para consumo humano em potável – a dessalinização prevê processos químicos de retirada de excesso de sal e outros minerais da água, tecnologia bastante utilizada em regiões onde a água doce é escassa ou de difícil acesso. 
 
PRIORIDADES 
De acordo com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que está à frente do projeto, serão priorizadas as localidades em que houver maior necessidade. Todos os municípios listados serão atendidos. Ainda segundo o Igam, senão nesta primeira fase, haverá uma segunda fase, com o recebimento de novos recursos, para que todos sejam contemplados.


Instalação vai ser feita em três fases
Três fases de trabalhos são previstas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam): diagnóstico, implantação e monitoramento. Na primeira etapa, serão levantadas as comunidades que sofrem com a falta d’água, com base em critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a partir de um índice vinculado a questões sociais e econômicas dos municípios.
 “O Igam prestará apoio técnico de coordenação das atividades. O diagnóstico será baseado nesses índices, que são muito técnicos e vão permitir priorizar os municípios atendidos, para posteriormente passarmos à fase de contratação e execução das obras propriamente ditas”, afirma a diretora-geral do Igam, Marília Melo.   Na segunda etapa, serão feitas intervenções para recuperação de poços e construção de estações de dessalinização de água, de modo a torná-la apta ao consumo humano. A fase final do projeto prevê monitoramento e manutenção das estações, com visitas técnicas sendo realizadas quatro vezes ao ano. O PAD prevê água de qualidade para consumo humano de 400 pessoas por dia, com investimento de R$ 641, por pessoa. 

O Igam está à frente da execução do programa, com apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). O governo do Estado participa também com o apoio da Copasa, que figura como interveniente no convênio firmado.

Confira os municípios beneficiados:Espinosa, Mato Verde, Monte Azul, Porteirinha, São João do Paraíso, Ninheira, Pai Pedro, Divisa Alegre, Santa Cruz de Salinas, Rubelita, Josenópolis, Mamonas, Manga, Salinas, São João das Missões, Serranópolis de Minas, Águas Vermelhas, Berizal, Fruta de Leite, Bonito de Minas, Catuti, Padre Carvalho, Riacho dos Machados, Santo Antônio do Retiro, Varzelândia, Verdelândia, Cristália, Curral de Dentro, Patis, Gameleiras, Grão Mogol, Ibiracatu, Itacarambi, Japonvar, Monte Azul, Rio Pardo de Minas, São João da Ponte, Taiobeiras, Vargem Grande Rio Pardo, Montalvânia, Montezuma, Padre Carvalho, Berilo, Janaúba, Medina, Novorizonte, Pedras de Maria da Cruz, Capitão Enéas, Cônego Marinho, Francisco Sá, Jaíba, Lontra, Nova Porteirinha e Januária.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por