Jovens guias são formados para conduzir e observar aves

Manoel Feitas
04/05/2019 às 06:00.
Atualizado em 05/09/2021 às 18:30
 (Manoel Freitas/O Norte)

(Manoel Freitas/O Norte)

Depois de documentar o registro científico em um dos parques mais importantes do Brasil, no Extremo Norte de Minas, O NORTE acompanhou o treinamento de sete condutores e observadores de aves na Reserva Natural Rolinha do Planalto, em Botumirim.

A iniciativa é da Associação para Conservação das Aves do Brasil (Save). Na área, dois registros importantes: o Cara-Dourada (Phylloscartes roquettei) e o Canário-do-Campo (Emberizoides herbicola).

Wilson Ferreira, de 28 anos, que mantém o site Belezas de Botumirim, faz o treinamento desde o início do ano para atuar como condutor na reserva natural. Atualmente desempregado, estudando para concursos, vê na atividade de guiar observadores de aves oportunidade de ajudar no sustento da família. Um curso de inglês já está nos planos de Wilson.

Para ele, além de fonte de renda para muitos jovens, o curso semeia a educação ambiental. “Indispensável para preservação de nosso rico patrimônio natural”. 

Marcelo Lisita, ornitólogo que coordena a reserva, argumenta que o treinamento “é indispensável, porque qualquer mudança, mesmo que sutil, no ambiente enseja o aparecimento de novas espécies e conhecê-las é ferramenta importante para dar suporte aos observadores de aves”.

Na área de 600 hectares, os futuros guias percorrem a trilha, registram espécies com binóculos, câmeras e gravadores em pontos de escuta e observação. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por