Urgência em preservar

Copam aprova, por unanimidade, moção para criação do Parque Estadual de Botumirim

Manoel Freitas
Montes Claros
23/06/2018 às 08:22.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:56
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), subordinado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), aprovou por unanimidade, na quinta-feira, moção ao governo do Estado pela criação urgente do Parque Estadual de Botumirim. 

O decreto para que a área de 36.188 hectares, no Vale do Jequitinhonha, seja transformada em unidade de conservação já foi fundamentado tecnicamente e encaminhado ao governador de Minas, Fernando Pimentel.

A proposta da moção foi apresentada pelo biólogo Miguel Andrade, representante da PUC-Minas e membro do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para fundamentar a moção, o Copam levou em conta as riquezas naturais do município, as recomendações do Atlas de Biodiversidade de Minas – segundo o qual Botumirim “é possuidor de indicadores de alta e extrema importância ambiental” – e ainda o fato de ser, entre as unidades de conservação previstas, a que tem menor conflito de ocupação.

A área possui apenas 17 propriedades, o menor grau de ocupação em 30 anos de criação de unidades pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Além disso, não há conflitos agrícolas, pois a região não é produtora de alimentos nem de criação de animais, porque toda a área é arenosa e pedregosa.

Pesou igualmente na posição do Copam o fato de o cerrado na área proteger mananciais importantes.

Mobilização tem 18 mil assinaturas
O Instituto Grande Sertão, com sede em Montes Claros e responsável pelos estudos que definiram a área do Parque Estadual de Botumirim, iniciou ontem uma mobilização para pedir o apoio de deputados estaduais votados na região em favor da unidade de conservação na Serra do Espinhaço.

Um abaixo-assinado já recolheu mais de 18 mil assinaturas em todo o país. O parque vai englobar, além das campinas do Bananal, Maracujá e São Domingos, uma região de terreno brejoso conhecida como Vereda da Estiva, com rica biodiversidade.

Abrangerá ainda áreas dos rios Ribeirão do Onça e Peixe, onde foi registrado, em 2015, aquele que é considerado o maior feito da ornitologia brasileira das últimas décadas – a redescoberta da “Rolinha do planalto”, a Columbina cyanopis, considerada extinta há 75 anos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por